Notícias CEEE

Técnicos da CEEE orientam alunos sobre cuidados com a energia elétrica

Atividade integra programação da Décima Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica.

Por admin / Publicado: 25/08/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Técnicos da CEEE Distribuição estiveram nesta terça-feira, 25, em escolas municipais e estaduais dos bairros Bom Jesus, Intercap, Jardim Carvalho e Jardim do Salso, em Porto Alegre. A atividade integra a programação da X Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica, uma ação conjunta das concessionárias do País, com a coordenação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). A ação da CEEE Distribuição será diária até a próxima sexta-feira (28)  junto a escolas de diversos bairros da Capital. Além de Porto Alegre, na área de concessão da empresa, a campanha está sendo realizada também nas cidades do interior. Na regional de Osório, no litoral Norte, hoje foram realizadas blitze em Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Tramandaí e Torres. Nesta quarta-feira, 26, haverá reforço da ação em  Capão da Canoa e Xangri-lá. Outras localidades, como em Bagé também houve intervenções junto à população e escolas.

Durante as visitas nas escolas, os empregados da CEEE entregam materiais informativos que compõem a campanha e informam aos diretores das instituições de ensino os objetivos e os principais números de ocorrências por choque elétrico com a população no Brasil e na Região Sul. É destacado que os acidentes vêm diminuindo anualmente muito em função desse tipo de alerta, e sugerindo que os professores aprofundem os assuntos em sala de aula com os alunos, reforçando os cuidados que devem ser observados permanentemente com relação à energia elétrica.

A campanha que tem como slogan: Usar Energia Elétrica com responsabilidade: Escute esse recado” foca nos seis temas selecionados com base nos tipos mais comuns de ocorrências com a população, identificados a partir de dados , que são: construção e manutenção predial, furto de energia, instalação de antenas de TV, utilização de equipamentos agrícolas, poda de árvores, e especialmente para crianças e jovens, os perigos relacionados a soltar pipa/papagaio próximo às redes de energia.

O reflexo desse trabalho pode ser notado nos dados dos últimos quatorze anos que mostram uma sustentada redução da taxa de gravidade – de 3,5% ao ano e da taxa de frequência – de 3,6% ao ano, e redução de 5% na Taxa de Gravidade e 8% na Taxa de Frequência entre a relação 2014/2013. Além disso, a diminuição nos dois principais índices de causas de mortes reforça a eficiência das campanhas a cada edição. Ano passado, a semana da segurança contou com atenção reforçada nas ações contra acidentes em Construção/Manutenção Predial e Ligação elétrica Clandestina, resultando em quedas de 24% e 22%, respectivamente.  

Mais informações e acesso às dicas e materiais da Campanha que integram a X Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica, acesse: https://www.abradee.org.br/semanaseguranca/

Principais dicas da Campanha:

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas. 

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. 

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: Brinque sempre longe da rede elétrica. Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

A CEEE DISTRIBUIÇÃO

A CEEE Distribuição (CEEE-D) é responsável pelo atendimento de 72 municípios das regiões Sul e Sudeste do RS, incluindo, na Região Metropolitana, (Porto Alegre, Alvorada, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, Minas do Leão, Pantano Grande, São Jerônimo e Viamão). Atende ainda a região da Campanha, Centro Sul, Sul, Litoral Norte e Litoral Sul do RS. O mercado da CEEE Distribuição é de formado por 1,6 milhão de clientes diretos (aproximadamente 4 milhões de pessoas).

A ABRADEE

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica é uma sociedade sem fins lucrativos, com 40 anos de atuação no setor elétrico brasileiro, da qual participam 47 concessionárias de distribuição de energia elétrica, atuantes em todas as regiões do país e responsáveis pelo atendimento de 99% dos consumidores brasileiros.

 

https://www.flickr.com/photos/grupoceee

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde