Notícias CEEE

Sustentabilidade energética será discutida no Centro Cultural do Grupo CEEE

Seminário irá reunir palestras sobre as possibilidades oferecidas pelas energias alternativas à modernização do Estado

Por admin / Publicado: 08/09/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Promover o debate sobre os caminhos para a construção de uma agenda de ações públicas voltadas ao desenvolvimento sócio-econômico do Estado, por meio do uso de energias alternativas. Este será o objetivo do Seminário Sustentabilidade Energética e o Desenvolvimento Regional, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV). Realizado pela NBN Projetos e Consultoria e patrocinado pelo Grupo CEEE, o evento irá reunir palestras direcionadas a gestores públicos, técnicos do meio ambiente, planejamento e desenvolvimento, empresas de fornecimento de energia e lideranças comunitárias, entre outros.

 

O evento será dividido em seis painéis temáticos, sendo que, em um deles, intitulado Casos do Rio Grande do Sul, serão apresentados e discutidos casos de utilização de energéticos renováveis para geração de eletricidade de forma comercial no Rio Grande do Sul. No dia 13, o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, será o debatedor da palestra “O Papel das Energias Renováveis para a Sustentabilidade”, cujo ministrante será Maurício Tolmasquim, da EPE. Mas a principal atração referente à Empresa será a apresentação do projeto “A Sustentabilidade Energética e o Desenvolvimento de Municípios: geração de energia elétrica e renda”, desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D;) da Companhia, em parceria com a NBN Projetos e Consultoria.

 

O contrato firmado entre a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e a empresa NBN prevê, no prazo de 12 meses, o desenvolvimento sustentável de municípios gaúchos e ganhos financeiros à CEEE, através da diversificação de sua matriz energética. Caberá à NBN diagnosticar a potencialidade de cinco cidades do interior do Estado, que sediam agências e seções técnicas da CEEE Distribuição: Santa Vitoria do Palmar, São Jerônimo, Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte e Canguçu. A escolha das cinco cidades, localizadas em área de concessão da CEEE Distribuição, foi demandada em 2009 pelo atual presidente do Grupo CEEE, à época diretor de Geração.

 

Dias havia proposto análise do potencial destas localidades do ponto de vista da geração de energia. Intitulado “Avaliação do Potencial de Sustentabilidade Energética dos Municípios”, o projeto efetivado há dois anos pela empresa catarinense Geomon, constatou que é grande a quantidade de cana-de-açúcar em Santo Antônio da Patrulha e de madeira em Canguçu, recursos que poderiam ser aproveitado na biomassa, utilizada na produção de energia a partir da combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema. Em Santa Vitória do Palmar e São José do Norte, a possibilidade vislumbrada é a energia eólica, proveniente dos ventos e, em São Jerônimo, o atrativo é o carvão, empregado nas termelétricas. Na CEEE, o projeto é gerenciado pela Divisão de Meio Ambiente.

 

Na cerimônia de abertura, dia 12, às 19h, já estão confirmadas as presenças do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, do vice-governador Beto Grill e do secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, entre outras autoridades. As inscrições já estão encerradas. Outras informações pelo site www.sustender2011.com.br. O CCCEV está localizado na Rua dos Andradas, 1223, Centro – Porto Alegre.

 

 

Confira a programação:

 

12 de setembro de 2011

 

19h às 19h45min – Abertura do Evento com a presença de autoridades e do presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias.

 

19h45 às 20h30Palestra de abertura do evento, com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

 

20h30 às 21h30 – Coquetel de Abertura

 

 

13 de setembro de 2011

 

8h às 9h – Recepção/Credenciamento

 

9h às 10hO Papel das Energias Renováveis para a Sustentabilidade. Palestrante: Maurício Tolmasquim (EPE). Debatedor: Sérgio Souza Dias (presidente do Grupo CEEE).

 

10h15 às 10h30min – Intervalo (Coffee Break)

 

10h30 às 12hA Sustentabilidade Energética como Vetor do Desenvolvimento Regional. Palestrantes: Lineu Bélico dos Reis (USP) e Miguel Sattler (UFRGS). Debatedor: Gilnei Carvalho Ocácia (Ucpel/Ulbra).

 

12h às 13h30 – Almoço livre

 

13h30 às 15hArticulação para a Sustentabilidade Energética e o Desenvolvimento Regional. Palestrantes: Cláudio Leal (BNDES) e Marcelo Lopes (Badesul). Debatedor: Jaime Vital Stefanello (Fecoergs).

 

15h às 15h30min – Intervalo (Coffee Break)

 

15h30 às 17h – Casos do Rio Grande do Sul. Palestrantes: Ronaldo Custódio (Eletrosul), Emídio Carvalho (Piratini Energia) e Romildo Bonzan (prefeito de Osório).

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde