Notícias CEEE

Secretário do Ministério do Planejamento conhece Projeto Piloto de PLC na Restinga

Rogério Santana (C) acredita que o RS possa se tornar um centro de excelência dessa tecnologia.

Por admin / Publicado: 16/05/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Técnicos da CEEE GT, Procempa, Ufrgs e Senai estiveram reunidos, nesta quarta-feira (16), no gabinete do presidência da Procempa, em Porto Alegre, com o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento de Gestão, Rogério Santana, que veio à Porto Alegre acompanhar o desenvolvimento do Projeto Piloto de PLC (Power Line Communication), instalado no bairro Restinga, que disponibiliza o acesso à Internet, através da rede elétrica.

Incentivador da inclusão digital, Santana ficou animado com as tratativas e prevê que, com a ampliação do conhecimento dessa tecnologia, com maiores investimentos, principalmente, na área da pesquisa e na fabricação de produtos, o Rio Grande do Sul se transforme num centro de excelência nesse contexto. Recomendou aos técnicos a elaboração de um documento técnico-científico do PLC, para subsidiá-lo nas negociações que fará junto aos órgãos federais competentes. Disse que é muito importante ampliar o fórum de discussões sobre essa tecnologia, aqui no Estado, e, também, sugeriu a aproximação com o Centro de Excelência em Tecnologia Avançada (Ceitec), que será a primeira fábrica de chips da América Latina, localizada em Porto Alegre, bem como a parceria com o setor industrial, para a fabricação de produtos, nesse segmento tecnológico. "A partir da ação de Porto Alegre, poderemos viabilizar, em escala nacional, a produção da tecnoliga PLC", finalizou.

O presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, salienta que "a Internet pela rede elétrica significa baixo custo, pois utiliza a infra-estrutura de transmissão e distribuição de energia já existente da CEEE, dispensando novas obras de instalação de uma segunda rede para comunicação de dados da prefeitura.

O projeto PLC foi implantado pela Procempa em dezembro de 2006, na Restinga, e consiste no primeiro sistema de comunicação e acesso à Internet pela rede de energia elétrica. A estrutura, com 3,5 quilômetros de extensão, é a maior em extensão do país, em média e baixa tensões, para fins de inclusão social. Dados, imagens e voz trafegam pela rede elétrica da CEEE, a uma velocidade de 45 megabits por segundo.

Recentemente, o Projeto da Restinga foi selecionado para o 10º Prêmio Conip de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos, entre mais de 150 trabalhos inscritos, que terá a apresentação dos trabalhos finalistas para o júri e a solenidade de premiação, de 29 a 31 de maio, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.