Notícias CEEE

Salto do Jacuí é tema de exposição na Assembléia Legislativa

Galeria dos Municípios reúne material sobre cidade do Noroeste do Estado, cujo surgimento e progresso está ligado ao Grupo CEEE

Por admin / Publicado: 20/06/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar
Entre os dias 20 e 24 de junho, a Galeria dos Municípios da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul terá como atração uma mostra sobre Salto do Jacuí, município fundado em 1983, que deveu seu surgimento e progresso ao Grupo CEEE. Sediando o Sistema Jacuí, uma Divisão da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), a próspera cidade de mais de 11 mil habitantes teve seu desenvolvimento impulsionado pela Companhia. Com um parque energético, que totaliza 65% da energia gerada pelo complexo hidrelétrico gaúcho e 25% da carga consumida pelo Estado, a população de Salto do Jacuí é composta basicamente por funcionários da CEEE e seus familiares.   A Prefeitura do município do Noroeste do Estado irá mostrar esculturas em madeira confeccionadas pelos índios da aldeia guarani localizada em Salto do Jacuí, além de dez pontas de pedras ágata, com cerca de dez quilos cada. Serão apresentados, ainda, dados sobre a potencialidade turística e agrícola da cidade. Ao longo de seu desenvolvimento, a CEEE supriu todas as necessidades dos empregados que ali fixaram residência, disponibilizando-lhes hospital, escolas, esgoto canalizado, linha de ônibus, estabelecimento bancário, capela ecumênica e quadras esportivas, entre uma série de outros recursos que garantiram infraestrutura ao local.   Hoje, na operação do maior parque gerador do Grupo CEEE trabalham 171 funcionários. Tantos benefícios foram determinados pela construção das usinas hidrelétricas (UHE) que compõem a Divisão: Jacuí, inaugurada em duas etapas, em 1962 e 1967; Passo Real, inaugurada em 1973, Itaúba, inaugurada em 1978, Ivaí, fundada em 1950 e Dona Francisca, incorporada ao aproveitamento hidrelétrico do Rio Jacuí em 2001, sendo a CEEE-GT uma das empresas participantes do consórcio proprietário e a operadora da usina.  

A CEEE-GT pertencente ao Grupo CEEE, concessionária de serviços de geração e transmissão de energia elétrica no RS. Fundada em 1º de fevereiro de 1943, a CEEE é a principal empresa responsável pelo serviço público de energia elétrica no Estado. Suas unidades geradoras são agrupadas em dois Sistemas, que totalizam uma potência própria instalada de 909,9 megawatts. Além da CEEE-GT, o Grupo CEEE é formado, ainda, pela CEEE Distribuição, encarregada de atender a 72 municípios (cerca de 1,4 milhão de clientes).  A Galeria dos Municípios fica na Praça Marechal Deodoro, 101, entrada principal da Assembléia Legislativa. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. A entrada é franca.

 

O que: exposição sobre o município de Salto do Jacuí

Quando: de 20 a 24 de junho, com horário de visitação das 8h30 às 18h30.

Onde: Galeria dos Municípios –Praça Marechal Deodoro, 101 (entrada principal da Assembléia Legislativa).

Quanto: entrada franca.

 

Na foto, a usina hidrelétrica de Itaúba, inaugurada em 1978.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde