Notícias CEEE

Programa Luzes da Cidade ilumina Porto Alegre

Após diversas apresentações no interior do Estado, chegou a vez de Porto Alegre conhecer o espetáculo itinerante Cheganças.

Por admin / Publicado: 17/11/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A partir deste sábado (18/11) e até o dia 30 de novembro, Porto Alegre terá a oportunidade de conhecer o espetáculo itinerante Cheganças, da terceira edição do Programa Luzes da Cidade, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A Capital receberá as encenações gratuitas, abertas para alunos das escolas públicas e privadas e para a comunidade em geral (confira calendário abaixo). O Luzes é composto por um conjunto de instrumentos que envolvem educação, arte e comunicação voltados para estimular o uso racional de energia elétrica e a preservação do meio ambiente.

O Cheganças já superou as metas inicialmente propostas junto ao Departamento de Eficientização e Pesquisa & Desenvolvimento, da CEEE. Entre agosto e dezembro, estava previsto atingir um público de 70 mil pessoas, mas essa marca já foi alcançada na semana passada, em Pelotas, faltando ainda um mês e meio para o final do período de apresentações. Moradores de 24 municípios da área de abrangência da Companhia conheceram o Cheganças por meio de mais de 127 montagens do espetáculo em escolas, praças e parques – alunos de 500 colégios públicos e particulares converteram-se em espectadores. No total, 80 mil pessoas assistiram ao espetáculo, misto de teatro, musical e show de auditório. "Além de passarmos a mensagem sobre o cuidado com a energia e a natureza, também estamos proporcionando o encontro entre alunos de escolas diferentes, tornando possível o acesso à informação, arte e cultura", comenta o produtor executivo do Cheganças, Antônio Flávio Nunes.

Além de uma considerável quilometragem Rio Grande afora, o Luzes também contabiliza duas indicações à final do 16º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), cujos vencedores serão divulgados em 28 de novembro, em São Paulo. O Luzes e o Cheganças chegaram à decisão nas categorias Papelaria e Cartões de Visita.

O Programa Luzes da Cidade faz parte do Programa de Eficiência Energética da CEEE – Ciclo 2004/2005, e é desenvolvido pelo Departamento de Eficientização e P&D;, da Divisão de Assuntos Institucionais, que investirá, entre 2000 e fevereiro de 2007, R$ 28 milhões em 150 projetos, que, a exemplo do Luzes, são voltados à disseminação de informações e ao uso racional de energia. O Programa busca a conscientização da comunidade, sensibilizando principalmente os professores e seus alunos. "Nossa obrigação é ensinar a usar bem a energia, e o espetáculo faz isso muito bem", acredita a chefe do Departamento de Eficientização e P&D;, Ingrid Utz Melere.

Saiba mais sobre as ações do Cheganças

Espetáculo

O espetáculo se desenvolve a partir da movimentação dos atores em três veículos que funcionam como cenário (caminhão, trailer e caminhonete Veraneio) para contar a história da relação de uma atípica família, os Hertz Volts, com a energia elétrica.

Seminário de Integração

Direcionado aos professores de escolas das redes pública e particular dos diferentes níveis da educação. Tem como objetivo mobilizar o professor, estimulando-o a realizar um projeto relacionando o conhecimento da energia e o seu uso racional, considerando as necessidades da comunidade local. Já foi realizado em Osório, Bagé e Rio Grande.

1ª Mostra de Experiência Energética

– Tá ligado! Mostrando sua energia. Criada para expor e compartilhar, em um grande varal, os projetos e experiências desenvolvidos por professores e alunos das escolas de todas as regiões envolvidas. As contribuições podem ser enviadas até o dia 30 de novembro para a Caixa Postal 9521, CEP 90441-970, Porto Alegre, RS. E a Mostra, aberta ao público, ocorrerá de 11 a 20 de dezembro no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre.

Na web

O site www.programaluzesdacidade.com.br foi criado para estimular a troca de experiências didático-pedagógicas entre professores – no qual será possível conversar, tirar dúvidas e trocar idéias – e entre alunos, com mostra de trabalhos enviados pelos alunos e espaço para a comunidade.

Revista do Professor

Oferece a abordagem de conceitos que fazem a interação entre o conhecimento formal e a responsabilidade social, buscando a mudança de atitude no cotidiano. Apresentada em módulos: energia, formas de energia, energia elétrica, luz e meio ambiente.

Revistinha

Conta a história da família Hertz Volts, do Cheganças. Tem por objetivo estimular a comunidade para o uso racional de energia elétrica e preservação do meio ambiente.

CD

Contém as músicas do espetáculo itinerante e sugere práticas educativas em sala de aula.

As andanças do Cheganças:

Porto Alegre

Dia 18 de novembro (sábado) – Parque Moinhos de Vento, às 11h e 16h.

Dia 19 de novembro (domingo) – Parque Moinhos de Vento, às 11h, 16h e 18h.

Dia 20 de novembro (segunda-feira) – Portão Central (estacionamento) da CEEE (Rua Joaquim Porto Vila Nova, 201), no Bairro Bom Jesus, às 10h e às 15h30min.

Dia 21 de novembro (terça-feira) – E.M.E.F. Wenceslau Fontoura (Rua "E", s/nº, esquina Rua "G", s/nº), Bairro Rubem Berta, às 10h30min, 16h e 19h.

Dia 22 de novembro (quarta-feira) – E.E.E.F. Maurício Sirotsky Sobrinho (Rua Padre Caldas, 59), no Bairro Partenon, às 10h30min e 16h.

Dia 23 de novembro (quinta-feira) – E.E. Glicério Alves (Rua Eustáquio Inácio da Silveira, 300), Bairro Belém Novo, às 10h e 16h.

Dia 24 de novembro (sexta-feira) – E.E.E.M. José do Patrocínio (Av. Belize, 261), às 9h e 14h.

Dia 27 de novembro (segunda-feira) – E.E. Eng. Ildo Meneguetti (Rua Eugênio Rodrigues, 4919), às 10h30min e 16h30min.

Dia 29 de novembro (quarta-feira) – Cais do Porto (Avenida Mauá), durante o evento "Conversações Internacionais: Paisagens da Educação", às 10h,16h, 20h.

Dia 30 de novembro (quinta-feira) – Cais do Porto (Avenida Mauá), durante o evento "Conversações Internacionais: Paisagens da Educação", às 10h e 14h.