Notícias CEEE

Programa Luzes da Cidade ensina e diverte na Zona Sul

As apresentações prosseguem pelo interior do Estado.

Por admin / Publicado: 24/10/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

São Lourenço do Sul e São José do Norte serão as próximas cidades da Zona Sul do Estado a conhecerem o espetáculo itinerante Cheganças, da terceira

edição do Programa Luzes da Cidade, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). As encenações gratuitas ocorrerão, respectivamente, nos dias 27 e 30 de outubro (confira programação abaixo). A montagem é aberta para alunos das escolas públicas e privadas e para a comunidade em geral.

O Luzes é composto por um conjunto de instrumentos que envolvem educação, arte e comunicação voltados para estimular o uso racional de energia elétrica e a preservação do meio ambiente. Desde o dia 18 de agosto, a peça já foi assistida por cerca de 40 mil espectadores em mais de 20 municípios. Até dezembro, serão realizadas 180 apresentações do Cheganças, que será montado em mais de 30 cidades, totalizando uma platéia superior a 70 mil pessoas em escolas, praças e parques, nas cidades atendidas pela companhia, nas regiões Sul-Sudeste do Estado. O espetáculo se desenvolve a partir da movimentação dos atores em três veículos que funcionam como cenário (caminhão, trailer e caminhonete Veraneio) para contar a história da relação de uma atípica família com a energia elétrica.

O Programa Luzes da Cidade faz parte do Programa de Eficiência Energética da CEEE – Ciclo 2004/2005, e é desenvolvido pelo Departamento de Eficientização e Pesquisa & Desenvolvimento, da Divisão de Assuntos Institucionais, que investirá, entre 2000 e fevereiro de 2007, R$ 28 milhões em 150 projetos, que, a exemplo do Luzes, são voltados à disseminação de informações e ao uso racional de energia. O Programa busca a conscientização da comunidade, sensibilizando principalmente os professores e seus alunos. "Nossa obrigação é ensinar a usar bem a energia, e o espetáculo faz isso muito bem", acredita a chefe do Departamento de Eficientização e P&D;, Ingrid Utz Melere.

Saiba mais sobre as ações do Cheganças

Seminário de Integração

Direcionado aos professores de escolas das redes pública e particular dos diferentes níveis da educação. Tem como objetivo mobilizar o professor, estimulando-o a realizar um projeto relacionando o conhecimento da energia e o seu uso racional, considerando as necessidades da comunidade local. Já foi realizado em Osório e Bagé. Porto Alegre e Rio Grande também serão sede desses encontros regionais em outubro.

1ª Mostra de Experiência Energética – Tá ligado! Mostrando sua energia

Criada para expor e compartilhar, em um grande varal, os projetos e experiências desenvolvidos por professores e alunos das escolas de todas as regiões envolvidas. As contribuições podem ser enviadas até o dia 30 de novembro para a Caixa Postal 9521, CEP 90441-970, Porto Alegre, RS. E a Mostra, aberta ao público, ocorrerá de 11 a 20 de dezembro no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre.

Na web

O site www.programaluzesdacidade.com.br foi criado para estimular a troca de experiências didático-pedagógicas entre professores – no qual será possível conversar, tirar dúvidas e trocar idéias – e entre alunos, com mostra de trabalhos enviados pelos alunos e espaço para a comunidade.

Revista do Professor

Oferece a abordagem de conceitos que fazem a interação entre o conhecimento formal e a responsabilidade social, buscando a mudança de atitude no cotidiano. Apresentada em módulos: energia, formas de energia, energia elétrica, luz e meio ambiente.

Revistinha

Conta a história da família Hertz Volts, do Cheganças. Tem por objetivo estimular a comunidade para o uso racional de energia elétrica e preservação do meio ambiente.

CD

Contém as músicas do espetáculo itinerante e sugere práticas educativas em sala de aula.

Mais informações sobre o Cheganças pelo fone (51) 2112-3628 ou pelo e-mail

chegancas@programaluzesdacidade.com.br

As andanças do Cheganças:

São Lourenço do Sul

Dia 27 de outubro (sexta-feira) – Praça Central, às 10h, 15h e 19h30min.

Em caso de chuva, os espetáculos serão realizados no Ginásio Municipal de

Esportes.

São José do Norte

Dia 30 de outubro (segunda-feira) – Monumento Almirante Tamandaré (Avenida

Marechal Floriano), às 10h, 14h e 20h. Em caso de chuva, os espetáculos

serão realizados no Ginásio de Esportes Mário Malta (Avenida Getúlio

Vargas, s/n).