Notícias CEEE

Presidente da CEEE apresenta expansão de energia eólica em Livramento

Participação em Leilões e nova Linha de Transmissão pode atrair crescimento para o setor elétrico no RS

Por admin / Publicado: 28/07/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Em reunião realizada na noite de ontem (28), em Sant’Ana do Livramento, o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, apresentou as ações para expansão de energia eólica à Câmara Temática Indústria Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).

Entre os temas abordados no encontro foi destaque a atração de investimentos no setor elétrico, por meio do desenvolvimento da energia eólica na região. O presidente Sérgio Dias, reforçou que a expansão da energia eólica depende, principalmente de dois fatores: a facilitação de financiamentos para projetos por parte do Sistema Financeiro Gaúcho (BRDE, Badesul e Banrisul), junto ao BNDES e Governo Federal; e a liberação da Aneel para a construção de uma Linha de Transmissão de 500 kV (quilovolts). O executivo defendeu, ainda, a licitação da extensão da linha Itá – Nova Santa Rita, de 500 kV, até Santa Vitória do Palmar, que contribuirá o despacho energético dos parques eólicos previstos para a região Sul do estado.  

Durante o encontro, Dias ainda reforçou que o fórum é um importante debate para buscar a equidade de condições para o Estado competir nos leilões de energia, com projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Além disso, possibilitaria a viabilização de novos investimentos para o RS, como a atração de uma fábrica de aerogeradores e o crescimento do setor de empresas de energia e prestadores de serviços.

O Grupo CEEE participa de dois projetos eólicos no RS, Osório (100 MW megawatts) e Palmares do Sul (50 MW). “A CEEE está aberta para participação em novos projetos eólicos e inicia, em aproximadamente 20 dias, novas medições de ventos nas regiões da Campanha, Serra, Litoral Sul e orla da Lagoa dos Patos”, finalizou Sérgio Dias.

O evento, aconteceu no Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel, contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, secretário executivo do Conselho, Marcelo Danéris, dos Conselheiros César Borges e Carlos Schneider, do diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, e do prefeito de Sant’Ana do Livramento, Wainer Machado.

 

 

 

Área de Transmissão da CEEE investe R$ 60 milhões em ampliação de Subestações na Fronteira Oeste

 

 

Com o objetivo de aumentar a confiabilidade no sistema de transmissão de energia elétrica, o Grupo CEEE está realizando obras de ampliação de capacidade das cinco subestações localizadas na região da Fronteira Oeste. “A instalação de novos transformadores e outros equipamentos permitirá melhorar o controle de tensão nas regiões de Livramento e Bagé e evitará sobrecarga, principalmente no período de irrigação de arroz, para uma população de aproximadamente 550 mil habitantes dos municípios que pertencem à fronteira Oeste do Estado”, destaca o diretor de Transmissão do Grupo CEEE, Gilberto da Silveira. Na área de Distribuição, a subestação Dom Pedrito está em fase de conclusão e deve entrar em operação em outubro deste ano. Com investimento de R$ 5,5 milhões, a capacidade da nova subestação será ampliada em aproximadamente 60%, totalizando 33 MVA, o que atenderá mais de 50 mil habitantes de Dom Pedrito, Lavras do Sul e área rural de Bagé.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde