Notícias CEEE

Porto Alegre sedia evento sobre Internet pela rede elétrica

O VIII Seminário de Tecnologia Power Line Communications (VIII SPLC), promovido pelo Grupo CEEE, Procempa e Forum Aptel Brasil PLC, acontece nesta quinta e sexta-feira (05 e 06 de julho) na capital gaúcha e reunirá importantes cases da tecnologia de internet pela rede elétrica.

Por admin / Publicado: 03/07/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Grupo CEEE, a Procempa e o Forum Aptel Brasil PLC promovem em Porto Alegre, nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), o VIII Seminário de Tecnologia Power Line Communications (VIII SPLC). O evento é realizado pela Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (APTEL) e acontece no Hotel Sheraton (rua Olavo Barreto Viana, 18, bairro Moinhos de Vento, na capital). A ocasião reunirá os mais importantes cases da tecnologia de Internet pela rede elétrica, incluindo a experiência de Porto Alegre, executada pela Grupo CEEE, Procempa, Ufrgs e Senai, na Restinga, bairro da zonal Sul de Porto Alegre, em dezembro de 2006. É a primeira vez que a capital gaúcha participa do encontro, que ocorre das 8h30min às 17h15min, na quinta-feira, e das 9h às 13h30min, na sexta-feira. Os presidentes do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, e da Procergs, Pedro Gabril Kenne da Silva, participam da solenidade de abertura, às 8h30min, desta quinta-feira (05).

O seminário contará com a participação do Secretário de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, que realizará uma apresentação da política de inclusão digital do governo federal e o potencial de utilização da tecnologia PLC nas ações relacionadas. Estará presente. Também. o coordenador do projeto OPERA (Open PLC Eupean Reserach Alliance) Javier Arriola, que falará do projeto europeu para o desenvolvimento da nova geração desta tecnologia, agora na sua segunda fase.

Um dos pontos de destaque do encontro será o painel sobre o desenvolvimento do conceito tecnológico da Rede Elétrica Inteligente (Smart Grid), que aponta para a evolução futura das redes de distribuição e transmissão de energia com grandes impactos na gestão e no uso destas redes. A programação completa do seminário pode ser conferida no site www.aptel.com.br.

O uso do PLC (Power Line Communication) na capital será apresentado no painel Aplicações no Rio Grande do Sul - Case Restinga, na quinta-feira (5), às 16h15min. Entre os palestrantes, o chefe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do Grupo CEEE, Paulo de Tarso O’ Porto; o assessor de Projetos Especiais da Procempa, Cirano Ioshpe; além de representantes Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, parceiros do projeto. A tecnologia do PLC em Porto Alegre estará presente, ainda, no stand conjunto das empresas no local do evento, onde o público poderá conferir a demonstração do sistema PLC e utilizar dois computadores disponibilizados, com acesso gratuito à Internet.

A rede PLC da Restinga consiste no primeiro sistema de comunicação e acesso à Internet pela rede elétrica do Rio Grande do Sul, sendo o maior do país para fins de inclusão social. Com mais de 3,5 quilômetros de extensão, está presente em quatro pontos públicos do bairro: unidade de saúde Macedônia, posto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (AEP Senai), Centro Adminsitrativo Regional (CAR Restinga) e Escola Municipal Alberto Pasqualini. Desde sua implementação, o projeto vem recebendo instituições do Brasil e da América Latina, interessadas na aplicação da tecnologia em suas localidades.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde