Notícias CEEE

Obra da CEEE aumenta confiabilidade do sistema de transmissão de energia do RS

Investimento nessa obra, realizada por técnicos da Companhia, foi de R$ 5,3 milhões.

Por admin / Publicado: 28/01/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) colocou em operação na manhã deste domingo (29) mais uma obra de melhoria do setor de transmissão de energia do Estado. Trata-se de uma seccionadora de circuito (outra opção de alimentação para uma linha de transmissão) na subestação de Guaíba 2, parte da linha de transmissão de 230kV que leva energia da Subestação Cidade Industrial (na Avenida Guilherme Schell), em Canoas, até a subestação Pelotas 3. 

Para o trabalho foi necessária a instalação de circuitos nas duas subestações - Pelotas e Guaíba. Essa linha de transmissão 230 kv foi construída na década de 80, tem aproximadamente 300 quilômetros, compõe o circuito elétrico do Estado e faz parte do sistema interligado nacional. 
A alteração de circuito proporciona uma melhora significativa na confiabilidade do sistema, pois em caso de problema no fornecimento de energia, ele pode ser alimentado por Canoas, o traçado inicial, pela Zona Sul do Estado e, a partir de agora, por Guaíba. 
Segundo do diretor de Transmissão do Grupo CEEE, Gilberto Silva da Silveira, "essa obra foi feita num tempo recorde, e faz parte do conjunto de melhorias que o Grupo CEEE programou para o verão 2012. Com a secção da linha, o fornecimento passa a ser mais confiável e seguro, além de proporcionar maior operacionalidade ao nosso sistema de transmissão". 
Os trabalhos finais de energização da linha foram realizados desde as primeiras horas da madrugada deste domingo, com a participação de 48 técnicos do Grupo CEEE. As obras necessárias para essa etapa da obra tiveram investimento de R$ 5,3 milhões.