Notícias CEEE

A CEEE

O sucesso do Espaço Força e Luz na Noite dos Museus, em Porto Alegre

Centro Cultural mantido por CEEE Grupo Equatorial recebeu cerca de 8 mil pessoas no evento, que percorreram os andares e visitaram o Museu da Eletricidade do RS e o Memorial Erico Verissimo, entre outras atrações do lugar.

Por mauro.carneiro / Publicado: 31/05/2022 Última modificação: 31/05/2022 16h05

Compartilhar
Noite Dos Museus - Publico.jpeg

Público conferiu a história da eletricidade

O retorno do Noite dos Museus, depois do hiato da pandemia, levou 180 mil pessoas às 21 instituições culturais participantes do evento, que teve patrocínio de CEEE Grupo Equatorial, através de sua Plataforma E+ Cultura. Cerca de 8 mil delas passaram pelo Espaço Força e Luz, localizado na Av. dos Andradas, no coração do Centro Histórico da capital gaúcha. O misto de museu e centro cultural, mantido por CEEE Grupo Equatorial, CEEE-G e CPFL Energia, abriu as portas para o público visitar o Museu da Eletricidade do RS, o Memorial Erico Verissimo e as exposições temporárias.

''A presença do público é o que dá significado ao trabalho que desenvolvemos diariamente na instituição, é muito gratificante ter todas essas pessoas festejando conosco, aqui no Espaço Força e Luz”, atestou Verônica Fernandez, Diretora-Presidente da instituição. “Nessa noite especial, foi possível sentir o calor, a energia e a curiosidade em cada olhar que passeou pelo edifício e pode assistir aos shows, encontrar obras de arte expostas por todos os seis andares, descobrir manuscritos originais de Erico Verissimo e conhecer mais sobre a história da energia elétrica no Rio Grande do Sul. Já estamos empolgados para o próximo Noite dos Museus'', completou. 

O edifício do Espaço Força e Luz foi erguido entre os anos de 1926 e 1928 pelo engenheiro Adolfo Stern com estilo eclético e influência francesa do início do século XX e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS em 1994. O espaço abriga o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, criado em 1977, cujo acervo inclui equipamentos, luminárias, maquinários e outros objetos que retratam a história da expansão da energia em Porto Alegre. Um recanto curioso é o que mostra eletrodomésticos antigos, produzidos há mais de 70 anos. 

Já o Memorial Erico Verissimo disponibiliza um acervo com mais de três mil itens originais relacionados ao autor de “O Tempo e o Vento”, incluindo manuscritos, correspondências, desenhos, fotos, mapas e vídeos. O Espaço Força e Luz ainda reserva ao visitante mostras como “Completas Lacunas”, que hoje ocupa a Sala O Arquipélago, com obras do artista plástico e educador paulistano Bruno Novaes. Também é possível pesquisar no acervo do Força e Luz e empreender uma Visita Guiada por seus espaços. Aproveite e inclua o Espaço Força e Luz em seu passeio ou passagem pelo Centro Histórico de Porto Alegre! 

ESPAÇO FORÇA E LUZ  - Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico - Porto Alegre/RS  - Visitação de terças a sextas, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h - Fone (51) 3228-6012 – Whatsapp (51) 99105-8501 - Site eflcultural.org.br - E-mail