Notícias CEEE

O calor chegou. CEEE orienta sobre uso da energia elétrica de forma eficiente

Energia elétrica é um bem nobre e precisa ser usado de maneira consciente, sem desperdício.

Por admin / Publicado: 29/12/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

Energia elétrica é um bem nobre e precisa ser usado de maneira consciente, sem desperdício. No RS, historicamente, as demandas máximas são registradas nos meses de verão, e isso ocorre, segundo os técnicos da CEEE, pela combinação da elevação da temperatura com o incremento no uso das cargas de refrigeração, em especial.

 

O engenheiro eletricista da Diretoria de Distribuição da CEEE, Gustavo Arend, reforça orientações importantes no uso de aparelhos em benefício do melhor funcionamento do sistema de energia e da economia doméstica. Ele lembra que a adoção do Horário de Verão (HV) é outra ação relevante adotada que, junto com medidas de eficiência energética em casa e pelos segmentos comerciais e industriais, ajuda a distribuir melhor as principais cargas elétricas entre o final da tarde e o início da noite, trazendo ganhos para todos.

 

O HV iniciou em 16 de outubro e é válido até 19 de fevereiro nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

 

DICAS DE USO EFICIENTE

 

O segmento residencial é responsável por 34% do total da energia elétrica consumida pelos clientes da CEEE Distribuição. Com ou sem horário de verão, ter cuidado com o consumo consciente é uma atitude inteligente e que traz economia: fique ligado nessas dicas.

 

AR-CONDICIONADO

Dimensione adequadamente o aparelho de ar condicionado para o tamanho do ambiente; mantenha janelas e portas fechadas quando ele estiver ligado; limpe os filtros regularmente.

CHUVEIRO ELÉTRICO

Sempre que possível, ajuste a temperatura do aparelho para a posição de “verão”; não tente reaproveitar resistências queimadas; evite banhos demorados.

FERRO ELÉTRICO

Acumule o máximo possível de roupas para passar; inicie sempre pelas que requerem temperaturas mais elevadas; reserve algumas peças leves para serem passadas com o ferro desligado, já que o aparelho permanecerá quente por certo período.

GELADEIRAS E FREEZERS

Não abra a porta por tempo prolongado; realize o degelo (limpeza) periodicamente; regule a temperatura, conforme a estação do ano; observe sempre as condições da borracha de vedação; não use a parte traseira da geladeira para secar roupas; instale o refrigerador e o freezer em áreas ventiladas e distantes da exposição do sol; nunca guarde alimentos e líquidos quentes dentro dos aparelhos.

ILUMINAÇÃO

Mantenha as janelas abertas para aproveitar a luz natural, use cores claras nas paredes; conserve as lâmpadas e luminárias sempre limpas; utilize lâmpadas compactas ou de LED, que consomem menos energia, duram muito mais e têm, no mínimo, um ano de garantia; ao sair de um ambiente, apague a luz.

MÁQUINAS DE LAVAR ROUPA, LOUÇA E SECADORAS

Utilize esses equipamentos na capacidade máxima indicada pelo fabricante; mantenha os filtros sempre limpos; use a dose de sabão especificada no manual, evitando repetir as operações de enxágue.

MICRO-ONDAS

Sempre que possível, efetue o descongelamento dos alimentos naturalmente; procure adequar a potência do aparelho à necessidade de aquecimento dos produtos; retire-o da tomada quando não estiver em uso; não obstrua a ventilação do equipamento.

TV, SOM E COMPUTADOR

Evite manter os aparelhos ligados ao dormir ou quando ninguém estiver assistindo ou utilizando; equipamentos em modo de espera (stand by) também consomem energia: desligue-os da tomada e economize até 20%; use o recurso de economia de energia do seu computador.

 

Quase oito mil clientes já adquiriram geladeiras mais eficientes

 

Outra ação que continua em execução pela empresa e que integra os projetos de eficiência energética da Companhia é o “CEEE Distribuição em Casa”. Passados quase três meses de seu início, quase oito mil clientes residenciais já substituíram geladeiras, freezers e lâmpadas por produtos etiquetados com selo "A" em economia de energia do Procel-Inmetro. As cidades de Camaquã e Tramandaí lideram a comercialização de eletrodomésticos no projeto que alcançou nesta semana 69% de realização e tem como parceiro o consórcio formado pela Lojas Colombo e a 3E Engenharia. A ação é direcionado a 18 mil clientes do segmento residencial atendidos pela Companhia em 35 municípios das regiões Centro Sul e Litoral Norte do Estado. No total, serão substituídos 10.150 geladeiras, 90 mil lâmpadas e 1.850 freezers por produtos eficientes energeticamente.