Notícias CEEE

Música Antiga nas Igrejas, com patrocínio da CEEE, encerra turnê no Estado com público recorde

Os dez concertos foram assistidos por mais de 3,5 mil pessoas.

Por admin / Publicado: 12/04/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Encerrou, com êxito, neste domingo (13), em Porto Alegre, o projeto Música Antiga nas Igrejas, executado pelo Grupo Instrumentarium. O último dos dez concertos reuniu 300 pessoas na Igreja São José, e ajudou a reforçar a opinião do diretor artístico do grupo, Rodrigo Calveyra, que considerou esta a melhor turnê das seis edições realizadas no Estado. "Estamos felizes, porque percebemos que, a cada edição, o público conhece mais e prestigia a música barroca", comemora Rodrigo. Ele lembra que, a música barroca é histórica e vem antes do estilo clássico. “Escolhemos tocar em igrejas, por causa da boa acústica e para valorizar as belas construções espalhadas pelo Estado. Além disso, esses locais têm uma estética que lembra a arquitetura barroca", explica, acrescentando que a sua expectativa é poder realizar, em 2009, novamente, o projeto no Rio Grande do Sul.

Neste ano, o patrocínio cultural, através da Lei Rouanet, teve a parceria do Grupo CEEE e integrou as comemorações dos 65 anos da empresa. O presidente da Companhia, José Francisco Pereira Braga, que assistiu a última apresentação, disse que a empresa sentia-se orgulhosa por ter ajudado a proporcionar aos gaúchos esse grandioso espetáculo que, segundo ele, “em Porto Alegre foi especial e ocorreu em perfeita harmonia com os traços arquitetônicos da igreja São José, projetada pelo arquiteto e artista plástico de origem alemã, Joseph Lutzenberger”.

Estilo barroco

No programa, com duração de uma hora, intérpretes da música barroca, com formação na Europa, foram bastante aplaudidos no final das seis obras alemãs do Século XVIII, do compositor Georg Philipp Telemann. A turnê de dez espetáculos, iniciada dia 03 de abril, e que recebeu, em média 350 pessoas por evento, passou pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Santa Cruz do Sul; Catedral Diocesana, em Santa Maria; Catedral de Bagé; Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Rio Grande; Catedral do Redentor, em Pelotas; Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Tapes; Igreja Santuário Santo Antônio, em Estrela; Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo; Igreja São Pedro, em Gramado; e Igreja São José, na capital gaúcha.

O grupo é integrado por Rodrigo Calveyra, fundador e diretor artístico do Instrumentarium, na flauta doce; Manfred Kraemer, no violino barroco; Diego Nadra, no oboé barroco; Juan Manuel Quintana, na viola da gamba; e Jorge Lavista, no cravo. O Instrumentarium foi formado, em 1995, com a proposta de executar música antiga com instrumentos de época, como a tiorba, peça da família do alaúde de quase dois metros de comprimento, tocada de forma semelhante ao violão e a viola da gamba. Em dez anos, já foram realizados mais de 140 concertos.

Georg Philipp Telemann

O compositor dessa edição foi Georg Philipp Telemann (1681 – 1767). Integraram o programa, as músicas: Quarteto em SolM para flauta doce, violino, oboé e baixo contínuo; Trio em Lam para flauta doce, oboé e baixo contínuo; Quarteto em SolM para violino, oboé, viola da gamba e baixo contínuo; Trio em Lam para flauta doce, violino e baixo contínuo; Trio em FaM para flauta doce, viola da gamba e baixo contínuo; Quarteto em Lam para flauta doce, violino, oboé e baixo contínuo.

Georg Philipp Telemann é considerado o compositor mais produtivo de todos os tempos. Nascido em Magdeburg, na Alemanha, foi contemporâneo de Johann Sebastian Bach e padrinho de um de seus filhos, Carl Philipp Emanuel. Por imposição da família, Telemann iniciou os estudos de direito na Universidade de Leipzig, que abandonou em seguida para assumir o cargo de regente da Ópera da mesma cidade. Em 1720, a sua intensa vida artística culminou com o cargo de maestro das cinco maiores igrejas de Hamburgo, onde compunha duas cantatas por semana. Foi um dos mais prestigiados compositores de sua época, e sua música teve grande influência nas gerações que o sucederam.

Na foto, Manfred, Jorge, Juan, Diego e Rodrigo, do Grupo Instrumentarium

Foto: Fernando C. Vieira

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde