Notícias CEEE

Mais de duas mil pessoas já participaram do projeto Verão Ambiente, a Arte Recicla a Vida no CCCEV

A programação vai até 29 de março.

Por admin / Publicado: 12/02/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Em um mês de realização do projeto "Verão Ambiente – A Arte Recicla a Vida", iniciado em 10 janeiro último, mais de duas mil pessoas já participaram dos eventos, que ocupam todos os espaços do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre. A programação é gratuita e estende-se até 29 de março. O trabalho, composto por oficinas, palestras, espetáculos de dança, música e teatro (adulto e infantil), saraus de poesia, exposições, instalações, contação de histórias, sessões de filmes e seminários, foi desenvolvido, em conjunto, por mais de 200 pessoas de diversas áreas culturais da cidade e tem o objetivo de oferecer um amplo e variado olhar sobre a arte e o meio ambiente.

O Verão Ambiente, programado para comemorar o Ano Internacional do Planeta Terra (proclamação declarada pela Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas para ser realizado em 2008 em diversos países do mundo), realizou, num período de 20 dias, mais de uma dezena de oficinas para crianças, adolescentes e adultos. Até o final do projeto, serão mais de vinte eventos dessa natureza. Além disso, continuam acontecendo sessões de contação de histórias, intervenções de dança e rodas de leitura. Há, ainda, 22 exposições e/ou instalações, que podem ser visitadas até o final do próximo mês. Segundo os organizadores, a proposta é fazer com que o público utilize a arte e possa repensar as suas relações com o meio ambiente.

Na sala "O Arquipélago" (1º andar do CCCEV), há um espaço coletivo, onde uma das instalações tem a assinatura de João Drummond, que criou uma obra com materiais coletados na beira do Lago Guaíba, em Porto Alegre. São troncos, cerâmicas, ferro, cano de PVC, entre outros materiais. Nesse mesmo local, os fotógrafos da Câmera Viajante apresentam um mosaico de imagens, em painéis de backlight, obtidas no Rincão Gaia, pertencente à Fundação Gaia, instituição que preserva o trabalho do ambientalista gaúcho, José Lutzenberger. As idéias já iniciam na vitrine da casa, onde as artistas Ana Nunes, Belony Ferreira e Carmem Seibert utilizaram a juta, inspiradas no logotipo do evento, formado por uma imagem integrada por diversas pessoas que dão forma a uma árvore. Logo a seguir, no hall de entrada do prédio, a cerâmica e a água são as matérias-primas para a mostra "Água de Todos Nós". No vão que une três andares do prédio, Carmem Seibert instalou um "Jardim de Verão". Através da técnica de vidro moldado (fusing), ela produziu 21 flores e 12 pássaros, feitos com cacos de garrafas, de tipos diversos. No terceiro andar do prédio (sala "Memorial Erico Verissimo"), a artista plástica Belony Ferreira criou a tela "Terra", que usa o produto natural como tinta para demonstrar cores e texturas. A obra tem 12 metros de comprimento e 1,5 metro de altura.

Nos dias 13, 14, 15 e 28 de março, ocorre um seminário, que coloca em pauta cinco temas: A arte recicla a vida; Humanidade, Meio ambiente e criatividade; Responsabilidade ambiental; A influência do meio e o poder transformador da arte; e Literatura e meio ambiente. Durante a semana do aniversário de Porto Alegre - comemorada de 25 a 29 de março - haverá uma programação especial, com enfoque para a discussão da relação da cidade com o Lago Guaíba e suas ilhas, e os índios da cidade: Kaigangues e Guaranis.

No total, são mais de 40 atividades, planejadas e executadas de forma integrada por pessoas e instituições ligadas às artes e ao meio ambiente. A programação completa pode ser consultada nos sites

www.veraoambiente.com.br e www.cccev.com.br. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo está aberto de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas e, nos sábados, das 11 às 18 horas.

 

Na foto, o painel Terra, de Bellony Ferreira

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde