Notícias CEEE

Livro de Carla Santos será tema de palestra no CCCEV

NULL

Por admin / Publicado: 17/11/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Apresentar a história da comunicação social no Rio Grande do Sul e sua participação no desenvolvimento cultural do Estado, desde a década de 50 até os dias atuais, tendo como fio condutor a trajetória profissional do comunicador José Salimen Jr., é o foco do livro Salimen, Uma História Escrita em Cores, o qual será tema de palestra no Auditório Barbosa Lessa, no quarto andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissmo (CCCEV), às 20h, do dia 19 de novembro. O evento irá enfocar a biografia deste jornalista, radialista, publicitário e empresário, que teve destacada participação na história dos principais veículos de rádio, televisão e jornal e que ainda comandou o Vesperal Farroupilha, programa de auditório de grande sucesso da Rádio Farroupilha.

 

Lançado pela jornalista e escritora Carla Santos, que será a palestrante do evento, o livro de 248 páginas, publicado pela Editora AGE, é patrocinado pelo Grupo CEEE. A obra é permeada por depoimentos e entrevistas com personalidades importantes para a cultura gaúcha. Entre as 42 personalidades entrevistadas estão Tatata Piemntel, Jaime e Nelson Sirotsky, Jorge Gerdau Johannpeter, Lasier Martins, José Fogaça, Tânia Carvalho, Ana Amélia Lemos, Paixão Cortes, que incentivou o resgate da busca pelas raízes gaúchas e criou o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o comunicador Ary Rego, que lançou a cantora Elis Regina e fora entrevistado pela autora 20 dias antes de seu falecimento, em 2007.

 

Direcionada a formadores de opinião, estudantes, fotógrafos, antropólogos, publicitários e público em geral, a obra abarca uma multiplicidade de fatos e visões e cumpre com sua missão, que é a de resgatar a memória da formação da comunicação nas últimas cinco décadas. As fotos foram produzidas e reproduzidas pelo fotógrafo João Mattos, com sólida experiência em projetos editoriais de contextualização de fatos de época. O livro contém cerca de 200 imagens históricas e atuais e está sendo vendido a R$ 50,00, nas principais livrarias de Porto Alegre e por tele-entrega, através dos telefones (51) 3407-7277 e (51) 9263-2063, com desconto de 20%. No dia da palestra, será vendido a       R$ 40,00 e alguns exemplares serão sorteados entre os participantes.

 

Saiba mais sobre Salimen Jr.

 

Pioneiro na implantação da transmissão em cores na televisão brasileira e na América do Sul, o comunicador dirigiu a TV Difusora Canal 10, atual Bandeirantes, chegando a liderar a audiência no Rio Grande do Sul, único Estado onde a Rede Globo ficou em segundo lugar no Ibope durante alguns anos. Foi convidado, pela família Machado de Carvalho, da TV Record, a assumir a direção da TV Rio - Canal 13, do Rio de Janeiro, e TV Rio, de Brasília. Fundou a Rede de Emissoras Independentes (REI), com a liderança da TV Record de São Paulo. Realizou viagens de estudos, estagiando em emissoras de televisão, rádio, jornal e agências de propaganda da Europa e Estados Unidos.

Atualmente é diretor de Expansão do Jornal do Comércio; conselheiro do Museu Julio de Castilhos, de Porto Alegre; membro da Associação dos Amigos do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), Irmão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e cidadão honorário de Porto Alegre.