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Litoral tem feriadão sem problemas de energia elétrica

As equipes da CEEE atenderam a chamadas por problemas em pontos isolados.

Por admin / Publicado: 02/01/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

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O feriadão de final do ano nas praias do litoral norte foi o mais tranqüilo dos últimos quatro anos, no que diz respeito ao fornecimento de energia elétrica. A afirmação é do Diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele da Silva, depois de contatos realizados com a Divisão Regional do Litoral Norte da Companhia Estadual de Distribuição de energia Elétrica (CEEE-D).

Rogério Sele explicou que, no início do feriadão, sexta-feira, dia 28, o pico de demanda de consumo de energia elétrica nas praias do litoral norte chegou a 233 MWH, às 21 horas, aumentando no domingo, dia 30, no mesmo horário, para 237 MWH, e subindo mais ainda, na virada do ano, segunda-feira, também às 21 horas, para 268 MWH. "Na virada do ano, o pico ultrapassou o do ano passado, que foi de 253 MWH, um crescimento de 6%", o que estava, absolutamente, dentro do esperado pela Companhia", disse, lembrando que a média do consumo durante o ano, na região, é de 83 MWH O diretor do Grupo CEEE informou que os técnicos vêm, há alguns meses, realizando vistorias e lavagens das redes de energia elétrica que abastecem o litoral, em função do excesso de salitre que se acumula nos fios e pode provocar desligamentos que, apesar de pontuais e isolados, sempre causam algum tipo de transtorno à população.

Informou que a CEEE registrou cerca de cinco mil ligações de redes, no mês de dezembro, nas praias do litoral, providenciando reposições de redes e ramais em função de furtos. A Companhia manteve, ao longo do feriadão de Ano Novo, 280 profissionais, sendo que 120 eram eletricistas e eletrotécnicos, devidamente preparados para atender à demanda, que é sempre maior nesta época do ano. Mesmo não tendo expediente administrativo, nesse período, as agências da CEEE em Torres, Capão da Canoa, Tramandaí e Balneário Pinhal, no litoral norte, estiveram abertas no último sábado, dia 29, e na segunda-feira, dia 31. Os atendimentos de emergência funcionaram com número dobrado de equipes para garantia de, em caso de necessidade, atendimento rápido e eficiente. A mesma estratégia foi feita para o atendimento do litoral sul do Estado.

Rogério Sele lembra, ainda, que, "graças aos investimentos de mais de R$ 7 milhões que a Companhia realizou nas obras do posto de interligação de linhas de transmissão, no município de Xangri-lá, e do recondutoramento a linha de transmissão que interliga as subestações Osório 1 e Torres, os veranistas puderam ter uma virada de ano tranqüila, sem interrupção do sistema de abastecimento às praias do litoral". Afirmou que, durante este feriadão ocorreram chamadas isoladas, em Noiva do Mar, Atlântida, Atlântida Sul, Pinhal e Quintão, e que foram prontamente atendidas pelas equipes de emergência. Foram problemas comuns, como queimas de transformadores ou atendimentos a interrupções isoladas em função do acúmulo de salitre na rede.

Foto: Fernando César Vieira

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