Notícias CEEE

Linhas de Transmissão: CEEE-GT faz palestra em Canoas

Técnico da Empresa falou para 300 crianças da escola Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras

Por admin / Publicado: 11/04/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Pelo menos 300 estudantes da escola municipal Carlos Drummond de Andrade, do bairro Guajuviras, em Canoas, participaram, ontem, 11, de palestras ministradas por técnico da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT). O objetivo foi levar informações aos alunos sobre os riscos da permanência debaixo de linhas de transmissão e nas faixas de servidão (raio de 60 metros – 30 para cada lado da linha –, que é uma área de segurança).

Entre as orientações mais importantes repassadas pela CEEE estão as de que as crianças não podem soltar pipa perto das linhas nem das redes de eletricidade; também é proibido utilizar fundas, estilingues ou atirar qualquer objeto nos cabos; entre outras orientações importantes e que fazem parte do dia a dia dos estudantes. O técnico da CEEE, Antônio Robson Oliveira da Rosa, apresentou ainda objetos relacionados ao trabalho com energia elétrica e levou a linguagem técnica para mais perto da realidade das crianças. “Calçados com solado de borracha não são suficientes para evitar choques. Se fossem, as empresas de eletricidade não investiriam tão alto em equipamentos de proteção especializados para minimizar riscos e danos em casos de acidentes com seus funcionários”, explicou.

Os estudantes fizeram uma série de questionamentos e muitos confessaram, durante a palestra, que já levaram choque elétrico. “Me surpreendi com a quantidade de alunos que já tomou choque”, afirmou a supervisora da escola, Marissandra Hoisler. Segundo ela, o conteúdo para o quinto ano do ensino fundamental foi muito útil, uma vez que as professoras de ciências estão começando a introduzir o assunto eletricidade para as crianças. “Da forma como foi explicado o assunto trouxe para muito perto da realidade deles, que estão habituados a brincar com pipas próximo às redes e, inclusive, tocar tênis no cabeamento”, analisou.

A CEEE-GT, preocupada não só com a satisfação dos seus clientes (em Canoas transmite energia para a AES Sul) como também com a segurança de seus funcionários e da população em geral, faz ações deste tipo em escolas cujos estudantes morem nas proximidades das linhas. O objetivo é prevenir as pessoas para que respeitem as faixas de servidão e evitem acidentes. As crianças recebem material ilustrativo sobre o tema e são incentivadas a multiplicar seus conhecimentos e levar as informações que recebem ao maior número de pessoas possível.

 

Saiba mais sobre o Grupo CEEE

O Grupo CEEE atua no setor energético e está presente em todo o Estado do Rio Grande do Sul, onde possui concessões de usinas hidrelétricas e eólicas, de transmissão e de distribuição de energia, além de participações em empreendimentos ligados ao setor. Criada em 1943, é a maior empresa do setor de energia elétrica do Rio Grande do Sul e a 10ª maior empresa do Rio Grande do Sul, de acordo com a pesquisa Grandes e Líderes no Rio Grande do Sul, realizada pela Revista Amanhã, em novembro de 2015. Também é a Marca de Empresa de Energia mais lembrada e preferida na pesquisa Marcas de Quem Decide 2016 do Jornal do Comércio e a 4ª Empresa Pública mais lembrada.

No segmento de Transmissão de energia elétrica, a empresa é a responsável pela maioria das instalações que compõem a Rede Básica de Transmissão do Estado, viabilizando o transporte e suprimento de energia às concessionárias de distribuição que atuam no Rio Grande do Sul: CEEE Distribuição, AES Sul, RGE, Concessionárias Municipais, Cooperativas de Eletrificação Rural e também a potenciais Consumidores Livres e Produtores Independentes.

O Sistema de Transmissão da Companhia une usinas localizadas em território gaúcho ao Sistema Interligado Nacional e a pontos de suprimento e centros de consumo em todo o Estado, cumprindo papel estratégico. As instalações de propriedade da CEEE e aquelas sob a sua responsabilidade disponibilizadas para o Estado são compostas por 66 Subestações (54 próprias, 2 com cessão de uso, 8 compartilhadas e 2 com contrato de O&M;), que totalizam uma potência superior a 9 mil  MVA (megavolt-ampère). Em Linhas de Transmissão, a CEEE possui mais de 6 mil quilômetros de extensão, que são suportadas por pelo menos 15 mil estruturas e operam nas tensões de 230 mil volts, 138 mil e 69 mil volts.

Na área de Distribuição de energia, a CEEE atende 72 municípios do Rio Grande do Sul, num total de mais de 1,6 milhão de clientes nas regiões da Campanha, Sul, Centro-Sul, Metropolitana e todo o Litoral Gaúcho.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde