Notícias CEEE

Leilão de energia da CEEE GT supera expectativas

Valor arrecadado com a venda de pequena quantidade de energia demonstra carência energética no País.

Por admin / Publicado: 13/09/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE GT) comercializou, na oferta pública de venda de energia elétrica, realizada na última quarta-feira, dia 12, um montante de 1.567.320 MWh, para o período 2007 a 2014, totalizando uma receita de R$ 209,7 milhões, resultado considerado bem superior às expectativas da empresa. O leilão, realizado via internet, através das instalações do Cyber Data Center, da Brasil Telecom, em Porto Alegre, reuniu 32 empresas de todo o país, entre agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), consumidores livres, comercializadores, produtores independentes e geradores do setor elétrico brasileiro.

O Secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, comemorou os resultados dizendo que se trata de mais uma etapa de valorização da CEEE GT que, com estratégia técnica e de gestão, soube reconhecer e valorizar a importância de seu produto diante das reais necessidades do mercado energético. "Empresas públicas, como o Grupo CEEE, precisam, mais do que nunca, estar atentas aos movimentos do mercado nacional e internacional, participando de forma ativa das grandes decisões que envolvam o setor energético e buscando a valorização crescente de seus capitais", acrescentou.

O presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, elogiou a disciplina e qualificação técnica dos profissionais da CEEE GT envolvidos no processo e disse que a empresa dá um grande passo, mostrando à sociedade que está pronta para concorrer, de forma competitiva, com as empresas privadas do setor. Afirmou que o comportamento atual do mercado é o maior termômetro do cenário futuro e que "o grande número de empresas participantes do leilão, oferecendo preços tão atraentes, já revela a carência de energia para os próximos anos no País". Lembrou que o preço comercializado no leilão é mantido em sigilo pela empresa "para evitar a contaminação do preço futuro da energia no País". Martini alertou, mais uma vez, para a necessidade urgente de políticas de planejamento de longo prazo na área de geração de energia no Brasil, que possam garantir o crescimento da economia. "Somente assim afastaremos os riscos de colapso no sistema energético brasileiro, como os já previstos para 2011, evitando, assim, graves prejuízos às empresas, à economia e à sociedade como um todo". Com relação à participação da CEEE GT, disse que a empresa agora tem o indicador que necessitava para voltar a investir em geração. "O primeiro passo será dado através da repotencialização das usinas da CEEE GT, inclusive com solicitação de estudos já encaminhados para a ANEEL", concluiu.

Leilão através de plataforma de e-business

Para a realização do leilão via internet, foram utilizadas as instalações do Cyber Data Center, da Brasil Telecom, localizada no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, através da plataforma contratada junto à Paradigma Web Busines Center, de Florianópolis. O processo, através da internet, utilizando uma plataforma de e-business, constitui-se nas mais modernas formas de negócio, comprovando sua eficiência para possibilitar facilidade de acesso pelos participantes, estimulo à competitividade e conseqüente crescimento dos preços de forma clara, transparente e econômica.

O Diretor da CEEE GT, Ricieri Dalla Valentina Júnior, lembrou que é a primeira vez que a empresa vende energia através de leilão público pela internet, e elogiou a tecnologia disponibilizada, tanto pela Brasil Telecom, como pela Paradigma. "Para o sucesso da operação, todo o processo necessita de performance de qualidade, alta segurança, confiabilidade e transparência plena", ressaltou. Disse que a metodologia utilizada é o que tem de mais moderno no mercado mundial atualmente e que esta é a forma como a grande maioria das empresas do setor comercializam seus produtos.

Além do presidente do Grupo CEEE e do Diretor da CEEE GT, acompanharam a operação na sede do Cyber Data Center, os Diretores do Grupo CEEE, Caio Rocha (Financeiro) e Sérgio Camps de Moraes (Planejamento e Projetos Especiais), e o gerente comercial da Brasil Telecom, Fabiano Lazzari. Os trabalhos foram coordenados pela Chefe da Divisão de Comercialização da CEEE GT, Lílian Bercht.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde