Notícias CEEE

Inclusão digital no bairro Restinga

Projeto piloto vai permitir o acesso à internet pelas redes elétricas de distribuição

Por admin / Publicado: 20/12/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O bairro Restinga, em Porto Alegre, começa a operar, a partir do dia 21 de dezembro, com a tecnologia PLC - Power Line Communication. Dados de voz, imagem e vídeo vão trafegar pela rede da CEEE, a uma velocidade de 45 megabits por segundo. O projeto é uma parceria entre a CEEE, Procempa, Ufrgs e Senai. Esta é a primeira rede de comunicação e acesso à internet pelas linhas de energia do Estado e a maior em extensão do país, com 3,5 quilômetros. O evento será realizado na quinta-feira, 21, às 15h, no Centro Administrativo da Restinga, rua Antônio Rocha Meireles, 50.

Na oportunidade entrarão em funcionamento o telecentro instalado no Centro Administrativo da Restinga, contendo "totem" de auto-atendimento da CEEE e os demais serviços disponibilizados aos cidadãos, pela prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa. Também serão oferecidos recursos computacionais, com acesso à internet, para escolas e posto de saúde, onde funcionará uma sala de telemedicina.

A tecnologia PLC permite a transmissão de dados, voz e imagem, incluindo o acesso à internet, pelas redes elétricas de distribuição. O computador é ligado diretamente na tomada, sem necessidade de linha telefônica, para estar conectado em rede. O PLC também é visto como alternativa que permitirá o acesso das populações de baixa renda, ou mesmo de locais remotos, aos serviços de telecomunicações. Atualmente, para esse segmento da população, tais serviços são indisponíveis, pelo alto custo ou pela ausência de rede telefônica. "A rede elétrica de distribuição, pela sua alta capilaridade e abrangência, constitui-se no elemento fundamental para a disponibilização dos serviços digitais ao cidadão, o que vai ao encontro das metas de Responsabilidade Social da CEEE", destacou o presidente do Grupo CEEE, Edison Zart.

Estarão presentes à solenidade, o prefeito José Fogaça, o presidente Edison Zart, os diretores de Transmissão, José Maria Carvalho da Silva e de Distribuição da CEEE-D, Luiz Antônio Leão, o diretor presidente da Procempa, André Kulcszinski, autoridades estaduais, municipais e representantes da comunidade da Restinga.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde