Notícias CEEE

Horário de Verão começa neste domingo

Relógios devem ser adiantados em uma hora. Medida ajuda na redução da demanda de energia no País.

Por admin / Publicado: 15/10/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Começa à zero hora do próximo domingo, 21, e vai até o dia 17 de fevereiro de 2013, o horário brasileiro de verão. Os relógios dos moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Tocantins devem ser adiantados em uma hora.

Com a implantação do horário de verão, há melhor aproveitamento da luz natural, proporcionando uma diminuição na geração de energia elétrica que se destina à iluminação artificial. Para o setor elétrico, o principal objetivo desse horário é a redução da demanda máxima durante a ponta, o que traz como consequência o deslocamento do horário em que ocorre a carga máxima. Com o horário de verão, a ponta do sistema, que acontece entre 18h e 21h, é deslocada para o período das 19h às 22h.

No Estado, ao contrário do resto do País, a demanda máxima de energia tem sido registrada no horário da tarde (entre 14h e 15h), quando há um conjunto de cargas de refrigeração utilizadas por todos os segmentos de consumo, intensificadas nos dias mais quentes. Neste ano, a Companhia registrou, em 16 de fevereiro, a demanda recorde de 5.961 MW (megawatts) às 14h43, quando a temperatura era de 35ºC.

Para o verão 2012/2013, o Grupo CEEE espera que a demanda máxima atinja aproximadamente 6.300 megawatts (MW), entre os meses de janeiro e abril, época em que os termômetros registram temperaturas altas, elevando o consumo de energia.

Na área de atuação da CEEE-D, responsável pelo atendimento de mais de 1,52 milhão de consumidores residentes em 72 municípios das regiões Sul, Litoral Norte e Sul, Centro Sul, Campanha e Metropolitana de Porto Alegre, a economia será de cerca de 18.500 MWh, ou o equivalente ao consumo de energia, de quatro meses, de um município do tamanho de Pinheiro Machado, por exemplo, com aproximadamente 13 mil habitantes.

Observação: “Demanda” é o consumo instantâneo requisitado pelo mercado. “Consumo” é a energia consumida em um período determinado, geralmente mensal, e que vem especificado nas contas de luz.