Notícias CEEE

Grupo CEEE realiza palestras sobre segurança em obras da construção civil

Cerca de 500 trabalhadores participaram de eventos promovidos nesta semana

Por admin / Publicado: 30/11/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

O Grupo CEEE concluiu nesta quinta-feira, 01, um ciclo de palestras sobre energia elétrica e os riscos inerentes às atividades desenvolvidas na construção civil. Iniciados na segunda-feira, 28, o eventos foram direcionados aos operários que trabalham em obras da Melnick Even, na cidade de Porto Alegre. Cerca de 500 empregados, da construtora e de empresas terceirizadas, participaram ativamente dos três encontros disponibilizados em empreendimentos que estão sendo construídos na Capital, na zona Norte, na Avenida Assis Brasil e, na zona Leste, na Rua São José Maria Escrivá e na Avenida Antônio de Carvalho. As ações integraram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Melnick Even, que neste ano adotou o slogan “Seja consciente, trabalhe sem acidentes”.

Para o técnico de segurança do trabalho da CEEE Distribuição, André Franke Lemos, a construção civil é um segmento onde acontece, anualmente, um número elevado de acidentes com redes de distribuição de energia elétrica. Segundo ele, em 90% das ocorrências as pessoas desconhecem os riscos de trabalhar próximos às redes elétricas. “Por isto a importância de levarmos as informações técnicas de todas as medidas de educativas e preventivas necessárias para garantir a execução das atividades com segurança e tranquilidade”, salientou. Já a técnica de segurança da Melnick, Lisiane Benfica, salienta a necessidade de alertar a todos sobre os perigos da energia elétrica, já que, muitas vezes, os operários esquecem da sua presença, mas ela está bem perto deles e é preciso o máximo de segurança. “Como a energia não é palpável, a gente não se preocupa com a sua presença e, num descuido, pode ser fatal”, afirmou.

O engenheiro de segurança da construtora, Hugo Mogetti, defende a necessidade de eventos desta natureza, pois “os nossos colaboradores precisam ter a consciência de que com a energia elétrica não se brinca e pode ser muito perigoso, causando danos irreversíveis e até levando ao óbito”. Ele destaca também que as palestras têm a finalidade de “nos manter sempre em posição de alerta, para que bem informados e capacitados possamos trabalhar preservando a vida”, concluiu.

         Conforme dados estatísticos da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em nosso País, somente em janeiro de 2015, foram registradas 75 mortes causadas por choque elétrico. Felizmente, ao longo do ano o número de vítimas fatais diminuiu e fechou com 5% de queda em relação ao apurado em 2014: de 627 para 601 vítimas mortais.

         A CEEE Distribuição coloca à disposição de outras construtoras, em sua área de atuação, nas regiões Sul, campanha, litoral, além da Capital e Região Metropolitana, palestras que tratam do tema Segurança com Energia Elétrica. Contatos pelo email comunicacao@ceee.com.br.