Notícias CEEE

Grupo CEEE promove Oficina de Eco Arte na Semana de Meio Ambiente

A ação educativa ocorre nesta quinta-feira, 05, no MERGS, instalado no Centro Cultural da CEEE

Por admin / Publicado: 03/06/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Grupo CEEE realiza, nessa quinta-feira, 5, nos turnos da manhã e tarde, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), rua dos Andradas 1223, em Porto Alegre, oficinas de Eco Arte, para alunos da 4ª série do Colégio Estadual Paraná. A iniciativa, que integra as comemorações da Semana Estadual do Meio Ambiente da empresa, tem o objetivo de aproximar as crianças aos elementos da natureza, proporcionando momentos de criação e produção artística. Através desse projeto, a Companhia quer proporcionar às novas gerações uma maior conscientização na relação do homem com o meio ambiente.

Após uma exposição técnica do trabalho que é feito pela CEEE no Estado, com destaque ao meio ambiente, os alunos, utilizando-se de materiais de origem vegetal, extraídos dos Hortos Florestais da CEEE, exploram aspectos artísticos, juntando elementos naturais de diferentes cores, texturas e volumes. Para o desenvolvimento dos trabalhos, as crianças recebem folhas de papelão (30 x 42 cm); pequenos galhos, cascas de árvores, folhas, flores e frutos secos, sementes, maravalha, serragem e outros materiais naturais e tingidos, além de cola, pincéis atômicos e giz de cera.

Hortos florestais da CEEE

O Grupo CEEE possui quatro hortos florestais de produção, localizados nos municípios de Charqueadas, Triunfo, Candiota e Alegrete, somando 5970 hectares de matas nativas e de eucalipto. A Companhia tem na produção de postes de eucalipto uma experiência de mais de 50 anos, com pioneirismo no setor elétrico nacional, desenvolvendo tecnologia aplicada, implementando florestas exóticas e estudando suas ações e interações ecológicas no conjunto ambiental. Ao todo, são produzidas um milhão de mudas de eucalipto ano. O viveiro de produção de mudas florestais possui uma capacidade de 300 mil mudas nativas ao ano, as quais servem para plantio em projetos de reposição florestal, oriundos de empreendimentos nas áreas de geração, transmissão e distribuição. A CEEE possui, ainda, uma estação de piscicultura, no município de Tio Hugo, onde são gerados várias espécies de peixes, tais como: Peixe-rei, Cascudo, Grumatã, Piava, Traíra entre outros. Os peixes são utilizados para repovoamento das barragens da Companhia.

No Mergs, a história da eletricidade

Depois das atividades educativas e de estímulo à criatividade, os alunos farão uma visita ao Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERGS), órgão cultural do Grupo CEEE, com 30 anos de existência, localizado no 2º andar do CCCEV. A instituição conta a história da energia elétrica, com destaque ao espaço formado por doze experimentos interativos, entre eles a simulação de uma Usina Hidrelétrica. No local, os visitantes aprendem os princípios da energia estática, o funcionamento de uma pilha, a dinâmica de um motor elétrico, entre outros conceitos desenvolvidos em matérias do ensino fundamental, médio e técnico.

Fundado em 1º de fevereiro de 1977, o Museu da Eletricidade foi pioneiro no setor elétrico brasileiro, servindo de modelo para que outras concessionárias, nacionais, criassem os seus centros de memória. O acervo é constituído de duas mil peças oriundas de vários municípios gaúchos. Nele, encontram-se equipamentos e curiosidades a respeito dos primórdios da iluminação no Rio Grande do Sul, bem como máquinas e equipamentos, utensílios, numismática, documentos, bibliografias e filmes. Todo esse material está à disposição para consulta pelo público, que podem agendar visitas pelos telefones (51) 3228.9710 ou 3221.6972 ou pelo e-mail mergs@ceee.com.br.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde