Notícias CEEE

Grupo CEEE lança edital para criação de subsidiária de telecomunicações

Abertura das propostas para contratação de estudo sobre viabilidade da CEEE Telecom ocorre no dia 02 de setembro

Por admin / Publicado: 03/08/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

 

O Grupo CEEE publicou nesta terça-feira (03) edital que objetiva contratar uma consultoria especializada para realizar modelagem de implementação de uma subsidiária de telecomunicações. Informações sobre a formatação desse novo negócio  e os benefícios para a população dos serviços gerados a partir do uso da infraestrutura de fibra ótica existente no sistema de transmissão da energia elétrica da Companhia foram os assuntos da palestra do presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, no seminário Internet para Todos. O evento, na Assembléia Legislativa do Estado, abordou iniciativas bem sucedidas e coletou propostas para levar acesso gratuito à rede mundial de computadores a todos os municípios gaúchos.

 

As empresas interessadas em participar da licitação podem retirar o edital na página da CEEE na internet, pelo endereço www.ceee.com.br e as propostas serão abertas dia 02 de setembro. Segundo Sérgio Camps, a consultoria técnica contratada terá que estudar diferentes cenários, considerando aspectos econômicos, tecnológicos, regulatórios, fiscais, tributários, de energia e telecomunicação e modelos empresariais. “O nosso objetivo é aproveitar uma infraestrutura já existente e, com mais investimentos, ampliar a oferta de serviços que utilizam a internet, cada vez mais indispensável à vida das pessoas”, acrescenta.

 

O Grupo CEEE possui, hoje, no sistema, uma rede de fibra ótica de 1,2 mil quilômetros, que atinge todas as regiões do estado. A tecnologia é importante para a comunicação das unidades de energia com o Centro de Operação do Sistema, na capital, responsável pela supervisão energética no Rio Grande do Sul. A previsão é investir mais R$ 60 milhões em outros mil quilômetros, fechando o anel que utiliza essa forma de transmissão de dados.

 

Atualmente, Grupo CEEE trabalha em parceria com a União, Estado e municípios na implantação de projetos que envolvem o uso da fibra ótica. Há experiências bem sucedidas nas áreas de saúde, segurança e educação para transmissão de dados e voz. Já existem termos firmados nessa área junto às prefeituras de Piratini, Camaquã e Candiota, ações integradas aos Programas Estruturantes do Governo do Estado. No projeto Um Computador por Aluno, o acesso à internet a  500 estudantes do município de Candiota, região da Campanha, é feito pela comunicação por fibra ótica da sede da empresa, em Porto Alegre, até a Usina Termelétrica Presidente Médici, em Candiota e, por rádio, segue até a torre da prefeitura do município.

 

Cenários em Estudo para CEEE Telecom

 

Entre os cenários que serão estudados para a criação da CEEE Telecom estão o de rotas de alta capacidade, intermediárias e internet para todos. No primeiro, a implantação prevê um canal óptico para provimento de linhas de alta capacidade disponíveis para os operadores dos vários serviços de telecomunicações existentes no Rio Grande do Sul.  Nas rotas intermediárias, o sinal atingiria distância periférica de 100 quilômetros e na internet para todos, haveria acesso e oferta dos serviços diretamente à população. Neste caso, estão incluídos serviços de VoIP, acesso à Internet domiciliar e empresarial e links empresarias dedicados, além dos possíveis nos cenários anteriores.

 

O Grupo CEEE possui outorga da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), concedida em 30 de setembro de 1999 para explorar o Serviço Limitado Especializado, submodalidade Serviço de Rede Especializado e submodalidade Serviço de Circuito Especializado, de interesse coletivo, não aberto à correspondência pública, em âmbito interior e internacional, por prazo indeterminado, sem exclusividade para prover telecomunicação entre pontos distribuídos, de forma a estabelecer redes de telecomunicações distintas a grupos de pessoas jurídicas que realizam uma atividade específica.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde