Notícias CEEE

Grupo CEEE inicia campanha contra o desperdício de energia elétrica

O programa foi lançado em Capão da Canoa neste sábado (26) e contou com a presença da Diretoria da empresa.

Por admin / Publicado: 26/01/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D), empresa do Grupo CEEE, em conjunto com o Governo do Estado, lançou, hoje, uma campanha simultânea de economia de energia elétrica nos municípios atendidos pela concessionária. O objetivo da ação, que se estenderá até final de fevereiro, é alertar aos consumidores para que adotem medidas de racionalização no uso dos aparelhos eletroeletrônicos no dia-a-dia. O programa começou neste sábado (26) com blitz junto aos veranistas nas praias de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres, no litoral norte; e Cassino, no litoral Sul. Hoje, também foram realizadas intervenções juntos aos consumidores de Arambaré, Tapes e São Lourenço do Sul.

Em Capão da Canoa, o Presidente do Grupo CEEE, Delson Martini, que assume na próxima segunda-feira (28) como secretário-geral do Governo, e os diretores de Transmissão, José Francisco Pereira Braga (que, a partir de segunda-feira (28), ocupa a Presidência da empresa), de Distribuição, Rogério Sele da Silva; e Financeiro, Caio Tibério da Rocha, se juntaram aos empregados da Companhia no litoral norte e abordaram os consumidores para explicar sobre o programa. Foram distribuídos folhetos, imãs de geladeira e protetores de sol para pára-brisa de carros. Em paralelo, nos guichês da Concepa, em Santo Antônio da Patrulha, desde à tarde de  sexta-feira já foram entregues, aos motoristas e seus familiares com destino às praias gaúchas, mais de 20 mil propectos com dicas específicas sobre o consumo e o valor da energia, em kWh, conforme o uso de cada aparelho. O material da campanha também está disponível nas 29 agências da empresa e nas três centrais de cobrança.

Segundo o presidente do Grupo CEEE, Delson Martini, é muito importante que a CEEE, como empresa de energia elétrica, esclareça sobre o uso e a segurança do produto. Martini alerta que hoje o Rio Grande do Sul não corre risco de desabastecimento ou de racionamento (corte de carga), uma vez que a capacidade de suprimento do Estado é de 5.500 MW e a demanda máxima instantânea, registrada no último dia 10 de janeiro, foi de 4.823 MW, mas mesmo assim é uma atitude responsável utilizar os equipamentos elétricos sem desperdício.

Consumo crescente

A CEEE D atende 1,38 milhão de clientes em 72 municípios nas regiões sul, campanha, litoral norte e capital. Desse total, 85%, ou 1,18 milhão, são residenciais e representam 33% do consumo. Essa faixa apresentou um crescimento de 6,1% em 2007, comparado ao ano anterior. Martini informa que os dados de mercado demostram uma mudança do comportamento das famílias gaúchas. "Estamos retornando aos hábitos de consumo anteriores ao racionamento e as medidas de racionalização adotadas em 2001. A diferença é que, com a queda dos preços dos aparelhos de ar condicionado e dos eletroeletrônicos, em função da desvalorização do dólar, somado às facilidades do crédito e ao aumento do poder aquisitivo pelo crescimento de 7% da economia do Rio Grande do Sul, esses equipamentos vêm ganhando maior ênfase no consumo", finalizou. Estudo elaborado pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) aponta que o setor residencial brasileiro consome cerca de 7,5 milhões de megawatts por hora (MWh), mas poderia consumir 25% menos. Ou seja, a cada R$ 4 cobrados na conta, aproximadamente, R$ 1 é para cobrir o custo com o desperdício de energia elétrica.

Na página da CEEE na internet, além de dicas sobre economia de energia, há um simulador de consumo, onde o usuário pode verificar o gasto de cada aparelho, por dia e por mês, conforme a potência do eletrodoméstico e o tempo de uso. O site da empresa pode ser acessado no endereço www.ceee.com.br.

 

Na foto, da esquerda para direita, diretor Financeiro, Caio Tibério da Rocha; presidente Delson Martini; diretor de Distribuição, Rogério Sele da Silva e de Transmissão, José Francisco Pereira Braga.

Foto de Fernando César Vieira - ACS/Grupo CEEE

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde