Notícias CEEE

Grupo CEEE financia projeto que resgata a tradição afro-brasileira

Material é direcionado a educadores e assistentes sociais

Por admin / Publicado: 19/11/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Em meio às celebrações pela Semana da Consciência Negra, educadores e assistentes sociais do Rio Grande do Sul terão acesso, a partir da próxima terça-feira, a um valioso material didático que fornecerá subsídios sobre a história, a memória e a tradição dos afro-gaúchos. Às 19h do dia 23, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), irá ocorrer o lançamento do projeto “RS Negro: educando para a diversidade”, que tem como âncora a Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci),  e financiamento  do Grupo CEEE, através da Lei de Solidariedade. A realização é da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, em parceria com a PUC-RS. Voltado à capacitação do corpo docente, o material é composto por um kit que inclui a segunda edição do livro “RS Negro – Cartografias da Produção do Conhecimento”, o documentário “Sou”, revista e poster book “RS Negro”, além de CD de áudio e CD ROM com conteúdo para aulas.

 

A iniciativa visa à divulgação da história e cultura afro-gaúcha como forma de garantia dos direitos, proteção social e desenvolvimento sócio-econômico das comunidades negras do Estado. Escolas das redes municipal e particular de ensino irão receber o kit pedagógico. Nos 73 municípios onde a CEEE Distribuição opera, será entregue um kit a cada Secretaria Municipal de Educação. Nos colégios particulares, o critério utilizado foi a eleição, entre a área de concessão da CEEE Distribuição, das cidades com o maior número de clientes. A entrega do material aos educandários está em consonância com a legislação que estipula a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede nacional de ensino. Os produtos do projeto RS Negro estão disponíveis, gratuitamente, no Portal da PUC-RS (www.pucrs.br).

 

No evento, que contará com as presenças do presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, e do secretário de Justiça, Fernando Schüler, estarão expostas as 12 imagens que integram o poster book “RS Negro”. São registros documentais e da arte africana, com referências aos quilombos, religiosidade e figuras negras de destaque na sociedade, ao longo dos séculos. A CEEE investiu mais de R$ 225 mil no “RS Negro”, com recursos oriundos da Lei da Solidariedade, a qual permite a renúncia fiscal de até 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte do governo do Estado para que as empresas e entidades do terceiro setor possam aplicar em projetos sociais. Se uma empresa recolhe até R$ 50 mil por mês de ICMS, pode contribuir com 20% em projetos sociais, abatendo 75% dos 20%.

 

Além do financiamento, a CEEE, através de sua Coordenadoria de Sustentabilidade, participou de todas as etapas do projeto, tendo interagido com os vários atores sociais nele envolvidos e contribuído na avaliação dos materiais pedagógicos. São parceiros da iniciativa,  o Grupo de Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira da PUC-RS (Educom Afro), a Edipucrs, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul (Condene), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e o Arquivo Histórico do Estado (AHRS). O lançamento será no Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do CCCEV, localizado à Rua dos Andradas, 1223, bairro Centro Histórico, Porto Alegre.

 

Material também será lançado no interior do Estado

 

Na próxima quarta-feira (24), às 19h, o RS Negro será lançado em Caxias do Sul, no Anfiteatro da Câmara de Vereadores. No evento, que irá integrar a programação do Centenário da Revolta da Chibata, serão entregues kits a cinco instituições comprometidas com a implantação da Lei 10.639, que estipula a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede nacional de ensino. Em Santa Maria, o lançamento será no dia 26, às 19h, no Museu 13 de Maio. Pelotas recebe o kit no dia 25, às 18h, na Prefeitura Municipal, onde instituições da área da educação, a Câmara Municipal e a Biblioteca Negra do Município irão receber os produtos do RS Negro. Em Montenegro, será no dia 27.

 

O que: lançamento do projeto “RS Negro: educando para a diversidade”.

Quando: 23 de novembro, terça-feira, às 19h.

Onde: Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do CCCEV, localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico - Porto Alegre.

 

Fonte: Carla Damasceno Ferreira (texto) e Beto Rodrigues (foto).

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde