Notícias CEEE

Grupo CEEE fará mapeamento eólico na região Sul

Estudos irão determinar a melhor localização para instalação dos equipamentos de medição de ventos

Por admin / Publicado: 09/08/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A  Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) contratou a empresa Inova Energy para realizar estudos de fenômenos atmosféricos para determinação da velocidade do vento, que fazem parte da primeira fase do projeto de prospecção de energia eólica da Companhia. O resultado desse estudo será a elaboração de dois mapas eólicos da região Sul do estado, um em Bagé e outro entre Rio Grande e Pelotas, com áreas de 225 km², cada. Esses mapas, juntamente com as visitas técnicas a serem realizadas, irão determinar os locais mais favoráveis para implantação dos sistemas de monitoramento eólico. De acordo com a Divisão de Expansão da Geração, a previsão é de que até o início de setembro o estudo esteja concluído.

A segunda fase, denominada de Campanha de Medição, é composta da aquisição (em fase de licitação), instalação e operação de equipamentos de medição de ventos (anemômetros, windvanes, dataloggers, etc) e irá se estender por um período de 12 a 18 meses, quando será realizado o acompanhamento, processamento e análise dos dados coletados.

A terceira e última fase do trabalho é o projeto de parques eólicos. Além dos estudos de micrositing (posicionamento dos aerogeradores), estão previstos, ainda, a Certificação de Medições Anemométricas, a simulação da Produção Anual de Energia e o Memorial Descritivo dos parques eólicos, entre outros.

Com o estudo finalizado, o Grupo CEEE irá encaminhar um conjunto de documentos para registro na Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que estes projetos sejam disponibilizados para venda em leilões de energia.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde