Notícias CEEE

Grupo CEEE explica interrupção de energia na zona sul da Capital

Problema ocorreu no final de semana, deixando parte desta região com problemas no abastecimento.

Por admin / Publicado: 07/05/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, informou na segunda-feira (dia 7), em entrevista coletiva, que o problema ocorrido na Linha de Transmissão de 230 kV (quilovolts), que conecta as subestações Porto Alegre 6 (bairro Agronomia) e Porto Alegre 13 (rua Dr. Campos Velho esquina com Av. Nonoai), foi em decorrência do rompimento do elo da cadeia de isoladores poliméricos.

Trata-se de um equipamento que possui vida útil de 20 anos, sendo que o exemplar danificado estava há sete anos em operação. Em reunião com a Diretoria de Transmissão, ainda na manhã de hoje, o presidente Delson Martini determinou o início imediato de uma vistoria de todos os 2.500 equipamentos similares existentes em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. Segundo Martini, a empresa trabalha com a manutenção preventiva, tanto nas redes de Distribuição, como nas linhas de Transmissão, "embora eventuais problemas possam ocorrer de forma imprevisível, e nesses casos, é necessário que tenhamos um sistema mais ágil e mais flexível".

O presidente do Grupo CEEE disse, ainda, que é fundamental que, em casos de interrupções de energia elétrica, devido a incidentes, haja alternativas imediatas para a continuidade no fornecimento, através do remanejamento de cargas para outras linhas. Para isso, já foram tomadas providências no sentido de aliviar a demanda das subestações que abastecem a Capital, com a construção da nova subestação Porto Alegre 15, na zona sul da cidade, onde serão investidos R$ 10,8 milhões. Com a conclusão prevista para abril de 2009, "a subestação garantirá maior disponibilidade e confiabilidade de energia elétrica à zona sul de Porto Alegre", concluiu.