Notícias CEEE

Grupo CEEE e Eletrobrás inauguram obras de eletrificação rural em Canguçu

As obras integram o Programa Luz para Todos.

Por admin / Publicado: 28/09/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Grupo CEEE e a Eletrobrás inauguram, neste sábado, dia 29, as obras de eletrificação rural nas comunidades de Paraíso, Faxinal e Coxilha do fogo, no interior do município de Canguçu. A rede de energia elétrica, instalada pela CEEE-Distribuidora, já beneficia 272 famílias de pequenos agricultores rurais na região. A iniciativa faz parte do Programa Luz para Todos, que tem o objetivo de propiciar o atendimento em energia elétrica à população do meio rural que ainda não tem acesso ao serviço. No Rio Grande do Sul, o Programa é operacionalizado através da CEEE-D. As solenidades acontecerão às 11 horas, no estabelecimento do senhor Arizoli do Espírito Santo, em Paraíso, e às 15 horas, na sede da Associação das Produtoras Rurais do Faxinal.

Canguçu é o município do estado que concentra o maior número de pessoas sem energia elétrica, com 500 famílias cadastradas na CEEE-D para o recebimento do benefício. As obras que estão sendo inauguradas fazem parte das 6.677 famílias residentes nos municípios da área de abrangência da empresa no Rio Grande do Sul cadastradas junto à CEEE-D para o recebimento do benefício.

Segundo o presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, o prazo para a conclusão das obras acordado com o Ministério de Minas e Energia é o final deste ano e o investimento total a ser aplicado pela Companhia no período será de R$ 42,6 milhões. Explica que, ao longo dos anos, houve um aumento no número de cadastros relativos a domicílios rurais sem energia elétrica, que se encontra hoje em 21 mil famílias. "Até o final deste ano serão atendidas essas famílias, que se encontram cadastradas no PLT, e as outras quase sete mil famílias que ainda não foram contratadas junto a Eletrobrás, serão atendidas dentro do prazo flexibilizado pela Aneel por solicitação da CEEE-D", ressaltou.

A CEEE encaminhou nova solicitação à Eletrobrás para a inclusão de mais seis mil famílias no Programa Luz para Todos. Após a contratação desses serviços, será montada nova programação visando a realização dessas obras ao longo de 2008.

A partir das novas contratações de empresas para a realização das obras, assinadas pelo Grupo CEEE em julho último, a Companhia passa a contar com 70 equipes para a realização dos trabalhos, integradas por um caminhão e cinco eletricistas cada uma, o que representa um aumento de 75% no efetivo existente até então, que era de 40 equipes. Segundo o diretor de Distribuição do Grupo, Rogério Sele da Silva, a medida possibilitou maior dinamismo na realização das obras de eletrificação rural no Estado, que já vinham sofrendo atraso, em razão de diversas licitações desertas, em que não tiveram participação de empresas interessadas.