Notícias CEEE

Governo do RS e Agência Francesa de Desenvolvimento assinam financiamento para Programa Pró-Energia RS

NULL

Por admin / Publicado: 26/09/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, o presidente do Grupo CEEE, Sergio Dias e o diretor financeiro, Gerson Carrion, assinaram nesta quarta-feira (26), em Paris, o contrato com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para o programa Pró-Energia RS. O contrato, no valor de US$ 87 milhões, é a contrapartida para o financiamento obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), totalizando investimentos de US$ 218 milhões, assinado na semana passada no Palácio Piratini. Segundo o diretor-geral da AFD, Dieder Mercier, o financiamento com a CEEE é o primeiro de grande porte firmado com o Brasil nos 72 anos da Instituição.

O secretário de Infraestrutura explicou o objetivo do Programa.“Vamos melhorar a aqualidade de vida da população gaúcha e garantir o desenvolvimento sustentável do Estado, por meio de maior eficiência no desempenho do sistema elétrico, bem como da expansão e modernização dos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica da Região metropolitana e da área de abrangência da CEEE-D, com qualidade, confiabilidade e segurança”, destacou Beto.

Conforme o secretário, o Programa visa ainda garantir a infraestrutura energética necessária para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Rio Grande do Sul, principalmente em Porto Alegre, cidade-sede do mundial, atendendo as exigências da Fifa.

Pró-Energia

O Pró Energia RS consiste em um conjunto de obras no sistema de subtransmissão para atender o crescimento do mercado, melhorias das instalações e atendimento a demanda da Copa de 2014. Entre as melhorias previstas estão a implantação de 14 novas subestações, ampliação (e adequações) em outras dez, construção de 19 linhas de transmissão e substituição de 438 equipamentos e sistema de telecomando e supervisão em 20 subestações. As melhorias atingirão uma população estimada em 1,5 milhão pessoas, sendo 640 mil apenas em Porto Alegre, em bairros estratégicos para a realização do Mundial como próximo ao estádio Beira-Rio e ao Aeroporto Salgado Filho.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde