Notícias CEEE

Governo do Estado e CEEE entregam obra que melhora a energia na serra gaúcha

A solenidade, em Garibaldi, reuniu Secretários de Estado, Prefeitos e autoridades da região.

Por admin / Publicado: 23/01/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A governadora do Estado, Yeda Crusius, o secretário de Infra-estrutura, Daniel Andrade, e o presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, entregaram nesta quarta-feira, dia 23, na serra gaúcha, a obra de melhoria da Subestação Garibaldi, responsável pelo abastecimento de energia elétrica às cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e, também, à subestação da fábrica da Tramontina. Através de um investimento de R$ 9,9 milhões, realizado pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), houve a duplicação da capacidade da unidade, que agora passa a operar com 166 MW (megawatts), beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas. Em abril próximo, estará concluída outra etapa do projeto. Com a adequação do Setor de 230 kV (Quilovolts) dessa unidade de energia, será possível fazer a conexão da subestação Garibaldi com a de Monte Claro, pertencente ao complexo de Usinas da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), melhorando a confiabilidade do suprimento da demanda de carga da região.

Durante à solenidade, na Câmara de Vereadores de Garibaldi, o presidente Delson Martini, que estava acompanhado dos Diretores do Grupo CEEE, de Transmissão, José Francisco Pereira Braga; Financeiro, Caio Rocha; Administrativo, Carlos Ernesto Betiollo e de Planejamento e Projetos Especiais, Sérgio Camps de Morais, disse que "a ampliação da Subestação Garibaldi oferece garantia para que os empresários possam melhor definir seus investimentos na região". Na ocasião, Martini fez um relato das principais realizações da empresa: - "Cumprimos, em 2007, as duas principais missões determinadas pela Governadora. Reduzimos o custeio em 25% para atingir um dos objetivos que era recuperar econômica e financeiramente a CEEE. Além disso, desde dezembro, estamos entregando obras realizadas a partir do plano de investimentos definido em conjunto com a Secretaria de Infra-estrutura e o Governo do Estado do Rio Grande Sul".

O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, agradeceu à CEEE e ao Governo do Estado pela obra, que, segundo ele, já está possibilitando a geração de renda e emprego na cidade. A serra gaúcha é, hoje, um importante pólo de geração de energia do Estado. A região abriga o Complexo Energético Rio das Antas (CERAN), onde o Grupo CEEE detém 30% do empreendimento, composto por três usinas hidrelétricas, que são a Monte Claro, com 130 Megawatts, em operação desde 2006; a Usina Castro Alves, também com 130 MW e com início de operação prevista para este semestre; e a a Usina 14 de Julho, com 100 MW, que deverá estar em funcionamento em fevereiro de 2009.

A governadora Yeda Crusius, após visitar as instalações da Subestação Garibaldi, encerrou o evento lembrando que os investimentos em diversas regiões, entre eles os da área energética, somente estão sendo possíveis, em função do esforço feito pelas Secretarias e Órgão do Estado, que economizaram ao máximo para disponibilizar recursos e melhorar os serviços oferecidos à população.

A cerimônica, prestigiada por mais de 100 pessoas, contou com a presença, ainda, dos secretários de Estado, da Educação, Mariza Abreu; e da Saúde, Osmar Terra; dos prefeitos de Coronel Pilar, Adelar Loch; Fagundes Varela, Luizinho Zardo; São Marcos, Demétrio Lazaretti e do vice-prefeito de Carlos Barbosa, Valmir Danielli.

Foto: Jefferson Bernardes - Palácio Piratini

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde