Notícias CEEE

Governo, CEEE e prefeituras firmam convênio para Internet em alta velocidade nos serviços públicos

Nova tecnologia utiliza redes de energia da CEEE com fibra ótica na região.

Por admin / Publicado: 17/07/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Com investimento inicial de R$ 600 mil, a governadora Yeda Crusius firmou convênio, nesta sexta-feira (17), em Piratini, para a implementação de projeto-piloto para rede de acesso à Internet de alta velocidade nos municípios de Candiota e Piratini. O projeto vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas e faz parte Programa Estruturante Mais Trabalho, Mais Futuro.  No evento, a Governadora destacou a compreensão que a região teve para avançar junto com o governo estadual no projeto que cria a possibilidade da comunicação por imagem e por voz através da banda larga da CEEE. "A Internet de alta velocidade fica a disposição de cinco mil alunos, que podem se comunicar na rede e ter o mesmo aprendizado, sem precisar de deslocamentos. Todos devem saber da mesma coisa, ao mesmo tempo. Isso é inclusão e igualdade", afirmou.

Por meio de convênio assinado entre o governo, CEEE, Procergs e as Prefeituras de Piratini e Candiota, neste ano, todas as escolas públicas, postos de saúde e hospitais, delegacias e postos policiais, de bombeiros, da Polícia Civil e da Brigada Militar, além de outros órgãos das administrações públicas estadual e municipais, estarão conectados à infraestrutura de Internet banda larga provida pelo Estado, com ganhos em qualidade e agilidade de atendimento. Com a utilização de tecnologias como fibras óticas e WiMax (conexão sem fio), será possível o tráfego de dados, voz e imagem com visíveis benefícios para a população em áreas prioritárias.

Para o prefeito de Piratini, Vilso Agnelo da Silva Gomes, o município ficará na história através desse convênio. "Hoje o futuro mostra que as cidades são digitais", enalteceu. Já o vice-prefeito de Candiota, Paulo Renan Vaz Brum, agradeceu ao governo por ter lembrado de Candiota nessa ação.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, destacou o trabalho da CEEE na construção da rede de fibras óticas que possibilitou a adoção da nova tecnologia. Ressaltou ainda "a união, competência, garra e a liderança da governadora por trazer esse benefício aos municípios". Além da CEEE, a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) é parceira no empreendimento. Os presidentes da CEEE, Sérgio Camps de Morais, o presidente da Procergs, Ademir Piccoli, o diretor de Transmissão da CEEE, José Francisco Pereira Braga, técnicos da CEEE e da Procergs, entre outras autoridades, acompanharam à solenidade que ocorreu no saguão da prefeitura de Piratini.

Na foto, presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, assina o convênio.