Notícias CEEE

Govenador Tarso Genro inicia Semana de Interiorização em Subestação do Grupo CEEE em Campo Bom

Investimentos na Subestação integram o Proma RS Mais Energia.

Por admin / Publicado: 03/12/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

O governador Tarso Genro fez sua primeira parada, hoje, 03, com a caravana da interiorização, que vai percorrer, durante esta semana, 14 cidades do interior do Estado, na Subestação Campo Bom da CEEE-GT. Na visita à subestação, que foi recentemente ampliada, Tarso Genro recebeu informações do presidente da Empresa, Sérgio Dias, do diretor de Transmissão Gilberto Silva da Silveira e dos técnicos responsáveis pela construção e implantação das melhorias.

Foram instalados dois novos transformadores, um de 83MVA e outro de 50 MVA. Além destes equipamentos, também, foi instalado um banco de capacitores de 7,2 MVAr. O banco de capacitores é o equipamento utilizado para corrigir fator de potência, ou seja, aumentar a confiabilidade da energia que vai ser distribuída. Os dois transformadores aumentaram em 62% a capacidade de transformação da subestação.

O conjunto de equipamentos na Subestação de Campo Bom, que trouxe uma melhoria na qualidade do fornecimento de energia elétrica para 10 municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos, beneficiando diretamente 653 mil habitantes dos municípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Nova Hartz, Portão, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. Nestas obras a  CEEE-GT investiu R$ 15,6 milhões. Elas fazem parte do Programa RS Mais Energia, iniciativa do Grupo CEEE em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Logísitica e o Governo do Estado.

O Governador do Tarso Genro, na coletiva feita na frente do banco de transformadores, falou da importância da energia elétrica “é um bem tão indispensável na nossa vida, que a gente realmente só dá o valor quando falta”. Ele segue dizendo que estas obras realizadas pelo Grupo CEEE são fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar do povo gaúcho. Ele lembra que serão investidos, entre 2012 e 2014, R$ 3,2 bilhões em um conjunto de obras de infraestrutura energética, com mais de cem empreendimentos nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O presidente da CEEE, Sérgio Souza Dias, informou que este Programa envolve a aplicação de recursos fundamentais para uma melhor confiabilidade do sistema energético gaúcho e para o atendimento das altas taxas de consumo de energia elétrica, que vêm sendo registradas, especialmente nos meses de verão no Rio Grande do Sul.