Notícias CEEE

Gestão das Águas é tema de seminário patrocinado pela CEEE

Evento, realizado pela SEMA e pela UERGS, marcou as comemorações da Semana do Meio Ambiente

Por admin / Publicado: 04/06/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo sediou, durante todo o dia de ontem, o Seminário Gestão das Águas: Equilíbrio Ético entre Uso Sustentável e Conservação. O evento, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), integrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Presente na abertura oficial, o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, lembrou a estreita relação entre água e energia elétrica. "Luz é água, pois enquanto se consome energia elétrica a água passa por dentro de uma turbina em alguma hidrelétrica. A água é imprescindível na terra e a vida é impensável sem energia. Por isso, temos que fazer o uso racional da água", disse Camps. Ele afirmou que 87% da energia nacional advém de fonte renovável e que o Brasil tem a matriz energética mais limpa do Planeta.

Além de temas como "A proteção aos recursos hídricos" e "O uso da água e valores humanos", o Seminário apresentou o Plano Estadual de Recursos Hídricos e teve a participação do professor da Universidade de Sevilha, Álvaro Sanchez Bravo, membro do Grupo de Especialistas da Mesa Diretiva do Marco de Águas da União Européia (UE). Na ocasião, a UERGS assinou protocolo de colaboração acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Sevilha/Espanha para desenvolver projetos de gestão das águas, priorizando o Aqüífero Guarani. O documento foi assinado pelo reitor Carlos Callegaro e pelo representante da universidade espanhola, Álvaro Sanchez Bravo, um dos palestrantes no seminário.

Estado anuncia investimentos para Recursos Hídricos

O secretário de Meio Ambiente Berfran Rosado anunciou, aos participantes do Seminário, que a governadora Yeda Crusius liberou R$ 4 milhões a serem aplicados na conclusão do Plano Estadual de Recursos Hídricos, na contratação de estudo para apurar a disponibilidade hídrica em todas as bacias hidrográficas, apontando a oferta e demanda de água no Estado, no cadastramento dos usuários da água e na elaboração de Planos de Bacias para todos os Comitês. "Toda essa base de dados vai nos permitir ampliar a capacidade de intervenção, com o planejamento de mais projetos e ações, para uma maior proteção dos mananciais hídricos", declarou Berfran. O secretário aproveitou para saudar as primeiras turmas de formandos em gestão ambiental da UERGS, "cujos profissionais terão papel fundamental para as políticas públicas de preservação dos recursos naturais."

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde