Notícias CEEE

Fotografias do projeto CEEE na Cultura estarão expostas no CCCEV

Imagens do evento que encantou os porto-alegrenses estarão reunidas em mostra no CCCEV

Por admin / Publicado: 22/06/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) irá sediar, a partir das 19h do próximo dia 25, exposição com fotografias do CEEE na Cultura, evento ocorrido em março no CCCEV e no Theatro São Pedro, que consistiu em uma retrospectiva lúdica, de cunho artístico, dos patrocínios em âmbito cultural e social, concedidos pela Companhia em 2009. Fazem parte da mostra 14 registros fotográficos do evento, na dimensão de 45x30, de autoria dos fotógrafos Beto Rodrigues e Fernando C. Vieira, ambos da Assessoria de Comunicação Social do Grupo CEEE.

 

Nas fotos, disponíveis para visitação no Café Monjolo, localizado no mezanino do CCCEV, foram capturadas toda a sensibilidade da programação noturna do CEEE na Cultura, a qual incluiu, além das atrações no Theatro São Pedro, intervenções artísticas em um trajeto cultural que teve como palco a Rua da Ladeira. As imagens retratam a emoção do público no caminho percorrido ao longo da General Câmara, surpreendido com as apresentações musicais de flautistas, bailarinos, trompetistas e saxofonistas que, trajados em roupas de época, evocavam a Porto Alegre das décadas de 20 e 30.

 

Acompanharam a comunidade rumo à memória do Centro Histórico de Porto Alegre, com figurino e repertório de outrora, jovens integrantes de projetos sociais como o Grupo Cuíca e as orquestras Infanto-Juvenil do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE) e de Flautas Villa-Lobos. No Theatro São Pedro, houve apresentações do músico Leandro Maia e das orquestras da Unisinos, que contou com a participação da solista Ana Krueger, e de Câmara do Theatro São Pedro, com a participação de Bebeto Alves.

 

O fotógrafo Fernando C. Vieira conta que a idéia de selecionar as fotografias em uma exposição surgiu por conta da singularidade estética das imagens, que enaltecem, a seu ver, um momento de encanto e criatividade, e pela idéia de inclusão social que a arte pode proporcionar aos jovens dos projetos envolvidos. “Naquela noite, a comunidade teve acesso a um evento muito bonito e emocionante. Além disso, projetos de cunho social, a exemplo dos desenvolvidos pelo Grupo Cuíca e pela Orquestra de Flautas Villa-Lobos, sempre me sensibilizaram”, explica.

 

Em 1993, Beto Rodrigues participou, juntamente com a fotógrafa Susiê Prumes, da mostra O Mistério da Fé, que consistiu em um estudo sobre o sincretismo religioso e foi uma das atrações do Espaço Cultural Usina do Gasômetro naquele ano. Em 2000, levou a mostra Verde, Vermelho, Amarelo e Negro, na qual situava a figura do negro no cenário político, cultural e social do RS, à Casa de Cultura Mário Quintana. “Fotografar cultura é fascinante, especialmente quando trabalhamos em uma empresa – a CEEE – que tem a cultura como um de seus principais focos”, salienta Beto.

 

O CEEE na Cultura englobou oficinas de produção cinematográfica, música e educação, além de uma série de surpresas ao longo do dia 23 de março, a exemplo do Grupo Cuíca que, na entrada do Theatro São Pedro, executou um repertório com ritmos brasileiros. O horário de visitação do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. A entrada é franca.

 

O que: exposição de fotos do CEEE na Cultura, de autoria dos fotógrafos Fernando C. Vieira e Beto Rodrigues.

Quando: a partir de 25 de junho, com abertura às 19h.

Onde: Mezanino do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) - Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.

Quanto: entrada franca.

 

Fonte: Texto: Carla Damasceno Ferreira. Foto: Fernando C. Vieira. ACS/Grupo CEEE.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde