Notícias CEEE

A CEEE

Falha no Sistema Interligado Nacional de energia atinge área de concessão da CEEE

Por Larissa Limeira / Publicado: 27/01/2018 Última modificação: 13/11/2019 16h57

Compartilhar

Mais de dez municípios da area de concessão da CEEE Distribuição tiveram a energia interrompida, neste domingo (28), às 11h57, devido a um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN). Conforme informações preliminares, essa perturbação atingiu, também, diversos estados da região Sudeste e Nordeste e teria sido ocasionada devido a uma falha na Linha de Transmissão de 800 kV Xingu x Estreito, uma das interligações dos Estados do Pará, Tocantins, Goiás  e Minas Gerais.

A CEEE ainda aguarda esclarecimentos do Operador Nacional do Sistema (ONS), sobre a abrangência da ocorrência. Mas, em princípio, o efeito desse desarme atingiu, por cerca de cinco minutos, mais de 30 alimentadores (redes de média tensão) da área de concessão da CEEE, abrangendo mais de 63 mil clientes desde Porto Alegre, até a Região Sul do estado, como Pelotas, Rio Grande, Bagé, tendo reflexos em algumas redes também do Litoral Norte. 

Esse desarme acionou o sistema de proteção denominado Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que, de acordo com o ONS, desliga de modo automático e escalonado, blocos de carga, visando a restabelecer a frequência do sistema.

Tags: