Notícias CEEE

Exposição realizada pelo CCCEV vence categoria do Prêmio Açoriano de Artes Plásticas

Indicado na categoria Patrocínio e/ou Apoio a Eventos Ligados às Artes Plásticas, CCCEV foi lembrado pela mostra Gráfica Gaúcha

Por admin / Publicado: 14/05/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A quarta edição do Prêmio Açoriano de Artes Plásticas, ocorrida no último dia 8, no Teatro Renascença, foi de comemoração para o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV). Um dos indicados na categoria Patrocínio e/ou Apoio a Eventos Ligados às Artes Plásticas, o CCCEV ainda foi lembrado por conta do vencedor na categoria Destaque em Curadoria de Exposição – prêmio concedido à artista plástica Anico Herskovits, curadora da mostra Gráfica Gaúcha III, sediada no CCCEV ao final de 2009.

 

Gráfica Gaúcha III: novíssimos e independentes teve como proposta apresentar o trabalho de jovens artistas do Rio Grande do Sul que firmaram sua produção a partir do ano de 2000 e utilizam técnicas de gravura, tais como litografia, xilogravura, gravura em metal e serigrafia. Além de divulgar novos artistas, Gráfica Gaúcha III abrangeu, ainda, os trabalhos de artistas que vem atuando desde os anos 60, embora estejam desvinculados de grupos ou instituições, como é o caso de José Carlos Moura, Ana Alegria, Maria Inês Rodrigues e Clarice Jaeger.

 

Realizado em três etapas desde 2007, o projeto, patrocinado pelo Grupo CEEE, consistiu no mapeamento da produção gráfica do Estado. A terceira e última etapa da trilogia deu continuidade aos eventos anteriores, respectivamente intitulados A Gravura Artística no Rio Grande do Sul (1910-1980) e Produção Contemporânea: instituições e grupos, os quais focalizaram os artistas gráficos relevantes para a história da gravura gaúcha. Anico Herskovits possui sólido conhecimento técnico e histórico sobre o tema e é uma das principais gravadoras em atividade na arte brasileira contemporânea. Gráfica Gaúcha I e II foram escolhidas entre as quatro melhores exposições coletivas nos anos de 2007 e 2008, sendo indicadas ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em 2008 e 2009.