Notícias CEEE

Exposição na Capital traduz a natureza gaúcha em poesia e música regional

Patrocinada pelo Grupo CEEE, mostra aborda a relação entre a cultura regional e a biodiversidade do Estado

Por admin / Publicado: 18/05/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A natureza do Rio Grande do Sul, com suas belas paisagens e a diversidade de seus elementos, é o tema da exposição “Fauna e Flora na Tradição Gaúcha”,  aberta nesta semana  em Porto Alegre, no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS. Patrocinada pelo Grupo CEEE, a mostra reúne peças taxidermizadas e painéis com fotos e 30 textos de poetas e compositores do Estado que tiveram como inspiração os símbolos naturais regionais. Além de resgatar as manifestações artísticas do cancioneiro popular e das poesias tradicionalistas, cada painel traz informações científicas sobre as espécies enfocadas na flora, como a flor brinco-de-princesa (encontrada na Mata Atlântica), a erva-mate, o ipê-amarelo e a petúnia, e na fauna, a exemplo do quero-quero, bugio e do lobo-guará, entre outros animais.   

 

Nos próximos dois anos, período de duração da mostra, os visitantes poderão conhecer os usos populares da biodiversidade nativa e cultuar as tradições vinculadas ao patrimônio natural sul-riograndense. A atração promove ainda a conscientização sobre a preservação ambiental, já que algumas das espécies que serviram de inspiração aos poetas e intérpretes citados, como o lobo-guará e a cabreúva, integram hoje a lista de 291 espécies da fauna sob distintos graus de ameaça de extinção. A curadora da exposição, a bióloga Maria de Lourdes Abruzzi de Oliveira, revela que a pesquisa durou dois anos, tendo como resultado final uma homenagem aos artistas que mostraram admiração e respeito pela natureza, seja pela beleza das formas, pela variedade de cores ou pelo vigor ou delicadeza dos movimentos observados nos animais e nas plantas. "No bioma pampa, por exemplo, 51% da superfície já está comprometida. Os artistas elencados traduziram a riqueza do bioma pampa em música e poesia", declara a curadora.

 

Para a presidente da Fundação Zoobotânica, Arlete Pascoaleto, a cultura do Rio Grande do Sul está bastante atrelada à biodiversidade. “O bioma pampa sofre ameaça por conta da ocupação sem regras e da falta de monitoramento. Esta mostra busca valorizar estes lindos elementos da fauna e flora que integram as tradições regionais”, enfatiza Arlete. As músicas e os poemas citados nos painéis podem ser escutados pelos visitantes em dois computadores. Entre os artistas homenageados estão Jayme Caetano Braun, Pedro Canísio Braun, Neto Fagundes, Luiz Marenco, Wilson Paim e Aureliano Figueiredo Pinto, entre outros. O Museu de Ciências Naturais está localizado no Jardim Botânico (Rua Dr. Salvador França, 1427) e a entrada custa R$ 2,50. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

 

O que: exposição Fauna e Flora na Tradição Gaúcha.

Quando: a exposição é de longa duração, com visitação aberta ao público por dois anos, de terças a domingos, das 9h às 17h.

Onde: Fundação Zoobotânica do RS – Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico - Porto Alegre - RS 

Quanto: R$ 2,50.

Patrocínio: Grupo CEEE.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde