Notícias CEEE

Exposição de patrimônio arqueológico revela passado de Porto Alegre

Na data do aniversário de 240 anos da Capital, CCCEV abre exposição com material descoberto durante obra da CEEE

Por admin / Publicado: 22/03/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Na data do aniversário de Porto Alegre, dia 26 de março (segunda-feira), às 15h, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223), realiza a abertura da exposição Nas entrelinhas do tempo: a história descoberta nas obras de uma linha de energia elétrica subterrânea, na sala Noé de Mello Freitas, 2º andar. A mostra reúne material coletado pelo arqueólogo Alberto Tavares de Oliveira durante a pesquisa feita junto à obra de instalação da Linha de Transmissão Subterrânea de 230 kV que liga uma subestação da CEEE localizada na entrada da capital com a subestação situada em frente do Shopping Praia de Belas. Na abertura, jovens que participam da ONG Pensamento Digital farão visita didática à exposição, acompanhados pelo arqueólogo Tavares. Aberta ao público até o dia 16 de maio, a iniciativa é uma promoção do Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERGS), que neste ano comemora o 35º aniversário.

 

O objetivo da exposição é apresentar ao público os fragmentos encontrados nas Praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio, no Centro Histórico de Porto Alegre. São cerca de 16 mil objetos, dentre eles frascos de remédios, ampolas de medicamentos, talheres, taças, louças, tinteiros, entre outros. Todo o material recolhido foi enviado ao Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e agora, parte dele, será exibida na exposição. 

 

Segundo Tavares, “o público verá uma exposição diferente, com uma grande diversidade de objetos coletados”. Ele salienta, inclusive, que muitos produtos atualmente concebidas em embalagens plásticas já existiram no passado em frascos de vidro. O pesquisador destaca a importância dos achados para a arqueologia, pois é possível analisar os hábitos da sociedade que viveu em Porto Alegre no século passado.

 

Outra proposta da mostra é enfatizar a importância da obra de engenharia executada pela CEEE e os benefícios para a comunidade. Os investimentos foram na ordem de R$ 71,8 milhões. Pretende-se também fazer uma relação entre o material da década de 1940 coletado e referenciais da literatura daquela época.

 

Grupos interessados em fazer visita guiada podem contatar pelo telefone (51)3226.7974. O horário de funcionamento do CCCEV é de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábados, das 11 às 18h. Até o dia 16 de maio. Grátis.

 

Serviço

O Quê: Abertura da Exposição Nas entrelinhas do tempo: a história descoberta nas obras de uma linha de energia elétrica subterrânea, organizada pelo arqueólogo Alberto Tavares de Oliveira

Quando: Dia 26 de março de 2012, segunda-feira, às 15h

Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), sala Noé de Mello Freitas, 2º andar, na Rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre

Quanto: Entrada franca

Informações: (51)3226.7974

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde