Notícias CEEE

Exposição de Gravura Artística no RS fica mais dez dias no CCCEV

Mostra reúne 60 gravuras sobre a trajétória da gravura no Século XX.

Por admin / Publicado: 28/11/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A exposição "Gráfica Gaúcha - A gravura artística no Rio Grande do Sul - 1910 a 1980", com a trajetória da arte gaúcha no século XX, fica mais dez dias na sala "O Arquipélago" do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV). Gráfica Gaúcha já recebeu um público de aproximadamente 12 mil pessoas desde a abertura, em 26 de setembro último, e pode ser visitada até o dia 14 de dezembro na sala "O Arquipélago" (1º andar do CCCEV), na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre. O trabalho, com curadoria de Anico Herskovits e produção de Marisa Santos Veeck, reúne cerca de 60 gravuras e apresenta ao público um resgate histórico e educativo sobre essa técnica, com o que foi desenvolvido de mais importante em cada período.

A mostra traça a evolução da gravura gaúcha, desde seu surgimento como meio de expressão artística, até os anos 80. Este percurso é pontuado pelos movimentos e artistas mais significativos para o desenvolvimento da arte no Rio Grande do Sul, bem como, sua relação e influência com o que era produzido no País. Nomes de expressão como Pedro Weingärtner, Edgar Koetz, Vasco Prado, Xico Stockinger, Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves e Iberê Camargo, entre outros, estão representados, bem como, todas as técnicas de gravura praticadas nessa época. As obras expostas foram cedidas por museus, galerias e colecionadores particulares. "Muitos dos artistas, cujas obras estão expostas, abandonaram a gravura, mas daqueles que continuaram exercendo a profissão, optamos, por apresentar, como contraponto, uma obra de sua autoria, posterior ao período enfocado", explica Anico, responsável, também, pelos textos do catálogo ilustrado e informativo sobre a mostra e a técnica da gravura.

Além da exposição, nesses dois meses, outras atividades foram desenvolvidas em paralelo, nas salas do espaço cultural, com o objetivo de dar um caráter de "mostra viva", provocando e envolvendo a participação do público. Uma das ações foi a demonstração da técnica da gravura, realizada sempre por um especialista, onde eram feitas impressões de cópias de uma pequena matriz, distribuídas aos visitantes. No local, há, ainda, apresentação de vídeos, emprestados por instituições públicas e privadas, os quais apresentam os processos, as técnicas e a história da gravura.

Segundo Delson Luiz Martini, presidente do Grupo CEEE, empresa mantenedora do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, é importante mostrar e falar sobre a gravura gaúcha, especialmente às novas gerações, que precisam sempre conhecer e aprender sobre a história de um estado rico, também culturalmente. Martini lembra que o CCCEV completa cinco anos de funcionamento no próximo dia 17 de dezembro e, desde a sua fundação, tem desenvolvido atividades diversificadas, principalmente àquelas relacionadas à literatura, ao livro e ao papel, portanto nada mais natural que agregar à programação do espaço este trabalho tão significativo, que utiliza o papel como suporte. "Nas diferentes técnicas possíveis para a gravação em papel, não são poucos os nomes gaúchos de destaque nacional e internacional, além de grupos como o "de Bagé", "Bode Preto" e "Clube da Gravura" que, resistindo à adesão ao modernismo, desenvolveram, durante um longo período, características formais distintas, próprias e marcadamente identificadas com as da arte da gravura do Rio Grande do Sul. Há, em coleções particulares e acervos de instituições de todo o estado, verdadeiras raridades, testemunhos desta história", acrescenta Martini.

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo está localizado na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre, e está aberto de terça à sexta-feira, das 10 às 19 horas e, no sábado, das 11 às 18 horas. Pelo telefone, 51.3228.9710, grupos e escolas podem agendar visitas com monitoria à exposição "Gráfica Gaúcha - A gravura artística no Rio Grande do Sul - 1910 a 1980".

 

Nas fotos, Anico Herskovits acompanha um grupo de visitantes à exposição.

Foto: fernando C. Veira - ACS/Grupo CEEE

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde