Notícias CEEE

Exposição com história da gravura no RS está aberta à visitação no CCCEV

São 60 gravuras produzidas em diferentes períodos do Século XX.

Por admin / Publicado: 26/09/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Desde hoje (27), o público pode visitar na sala "O Arquipélado" do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), em Porto Alegre, uma exposição que apresenta a história da gravaura no Rio Grande do Sul. A mostra Gravura Artística no Rio Grande do Sul - 1910-1980 , integrada por 60 trabalhos, e com curadoria de Anico Herskovits e produção de Marisa Santos Veeck, retrata a evolução da gravura gaúcha, desde seu surgimento, como meio de expressão artística, até os anos 80. Nomes de expressão como Pedro Weingärtner, Edgar Koetz, Vasco Prado, Xico Stockinger, Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves e Iberê Camargo, entre outros, estão representados, bem como, todas as técnicas de gravura praticadas nesse período. As obras foram selecionadas em acervos de colecionadores privados. O período de visitação estende-se até o dia 14 de dezembro.

A solenidade de abertura ocorreu na noite de ontem (26), com a presença de convidados e do presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, que falou da participação da Companhia no conhecimento cultural do Estado, dizendo que a atual gestão assume um compromisso definitivo com a cultura. Apresentou um relato histórico sobre a importante contribuição da gravura gaúcha para a arte brasileira e disse que a exposição sobre a gravura artística no Rio Grande do Sul faz parte da primeira etapa de um processo. "Queremos mobilizar os cidadãos desta cidade e do estado, oferecendo a oportunidade do debate e da discussão sobre a história da cultura gaúcha, reforçando a arte e trazendo para esta Casa um pouco dos costumes e da cultura regional do campo para a cidade", afirmou.

O presidente do Grupo CEEE lembrou, ainda, que, ao longo do período em que a exposição estiver aberta ao público, o grupo "Pelos Muros" irá colar gravuras nas paredes do hall principal do Centro Cultural, dando a sensação de movimento e de mais vida ao ambiente. "Queremos que esta seja a casa do cidadão, do artista, do meio cultural do Rio Grande do Sul", concluiu.

O CCCEV fica na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre, e está aberto de terça à sexta-feira, das 10 às 19 horas e, no sábado, das 11 às 18 horas. Pelo telefone, 3228.9710, grupos e escolas podem agendar visitas com monitoria à exposição.

 

Foto de Fernando C. Vieira - ACS/Grupo CEEE