Notícias CEEE

Espetáculo A Família Gaúcha em: A Grande Lição é apresentado na Redenção dia 30 de novembro, domingo

Apresentações gratuitas ocorrem às 10h30, 12 e 17 horas junto ao estacionamento da Redenção, em Porto Alegre.

Por admin / Publicado: 25/11/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O espetáculo "A Família Gaúcha em: A Grande Lição"  será encenado gratuitamente no domingo, dia 30 de novembro, às 10h30min, 12h e 17h  no estacionamento do Parque da Redenção, em Porto Alegre. A peça itinerante, que aborda de uma forma divertida a importância do uso racional de energia elétrica, é uma das ações da quarta edição do Programa Luzes da Cidade da CEEE Distribuição/Cheganças 2008.

 

Desde o lançamento, em setembro, em 67 dias, já foram realizadas 112 apresentações gratuitas do espetáculo, em 46 municípios da área de cobertura da CEEE, com um público superior a 88 mil pessoas. A peça vem reunindo aproximadamente  800 espectadores por espetáculo. O programa já superou em 26% a meta que era esperada para o final da ação, em janeiro de 2009, ou seja, envolver 70 mil pessoas nas 150 apresentações em 50 municípios.

 

O objetivo do Luzes Cidade/Cheganças 2008 é estimular o uso racional de energia elétrica, eficiência energética, segurança e educação ambiental sem "tom chato", atingindo crianças, jovens e adultos. E o melhor: "A Família Gaúcha: A Grande Lição" é encenado em espaços abertos, tem duração de 50 minutos e ocorre sobre um caminhão, um trailer e uma veraneio, em pátios de escolas, praças e parques, durante eventos simbólicos da cultura gaúcha, como mateadas, feiras do livro, rodeios e festas municipais.

  

 

Saiba mais sobre o espetáculo "A Família Gaúcha em: A Grande Lição"

 

O texto, escrito por Pedro Gonzaga e dirigido por Ângela Gonzaga, tem o desafio de encantar o espectador com temas que, a priori, parecem "difíceis": o uso racional de energia elétrica, eficiência energética, segurança e educação ambiental. "A Família Gaúcha em: A Grande Lição" é realizada por meio de  uma trupe de atores que encarnam a "Família Gaúcha", formada pelo pai Natalício (um gaúcho clássico, bagual e bigodudo barbaridade); a mãe Terezinha  de Jesus (uma prenda que não perde uma novela); e os filhos Valdete (uma guria gastadeira, que vive a fazer chapinha e decorar passos de funk) e Valdeci (que não larga a guitarra). 

 

A platéia é seduzida logo de cara, seja pela experiência dos atores com teatro de rua (leia abaixo), pelos figurinos, adereços e cenografia, pelos bonecos (ovelhas em tamanho natural, carinhosamente chamadas de "as gurias" e um cachorro metaleiro, o "Ozzy"), que dividem o palco com os atores, pelo colorido da maquiagem ou pelas músicas, que relembram desde os clássicos do cancioneiro gaúcho ao rap.

 

Os atores são profissionais com larga experiência nas artes cênicas. São eles: Arlete Cunha (a mãe Terezinha de Jesus, no espetáculo), Fernando Kike Barbosa (o guri Valdeci), Serginho Etchichury (o gaúcho Natalício), Karen Radde (que personifica a espevitada Valdete) e Liane Venturella, uma atriz literalmente "curinga" no Cheganças 2008. Ela, na ausência de um dos atores, vivencia todos os personagens

 

  

Serviço*

Apresentação gratuita do espetáculo "A Família Gaúcha em: A Grande Lição" 

Quando: domingo, 30 de novembro

Horário: 10h30min, às 12h e às 17h 

Onde: Parque da Redenção, em Porto Alegre (no estacionamento)

*EM CASO DE CHUVA O ESPETÁCULO SERÁ CANCELADO.

 

Mais informações: www.chegancas.com.br.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde