Notícias CEEE

Encruzilhada do Sul e Camaquã recebem o Programa Luzes da Cidade

Cheganças prossegue pelo interior, levando o estímulo ao uso racional da energia elétrica.

Por admin / Publicado: 22/10/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Vale do Rio Pardo volta a receber o espetáculo itinerante Cheganças, da terceira edição do Programa Luzes da Cidade, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Depois de Pantano Grande, as encenações gratuitas vão ocorrer em Encruzilhada do Sul no dia 25 de outubro (quarta-feira). As montagens, abertas a alunos das escolas públicas e privadas e para a comunidade em geral, serão realizadas na Praça Dr. Ozy Teixeira às 10h e às 14h. Em caso de chuva, o espetáculo será no Ginásio Municipal Mesquitão (Avenida Rio Branco s/nº).

No dia 26 de outubro (quinta-feira), será a vez de Camaquã conhecer o Cheganças. Serão três encenações gratuitas (10h, 14h e 19h30min), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha (Rua Cruz Alta, 1338), no Bairro Viegas. Em caso de chuva, as apresentações ocorrerão no Ginásio da Escola Osvaldo Aranha.

O Luzes é composto por um conjunto de instrumentos que envolvem educação, arte e comunicação voltados para estimular o uso racional de energia elétrica e a preservação do meio ambiente. Desde o dia 18 de agosto, a peça já foi assistida por mais de 40 mil espectadores em Osório, Torres, Palmares do Sul, Bagé, Tramandaí, Capão da Canoa, Mostardas, Dom Pedrito, Candiota e Porto Alegre. Na Região Carbonífera, Minas do Leão, Butiá, Arroio dos Ratos, Charqueadas conheceram a família Hertz Volts, do Cheganças, em setembro. O mesmo ocorreu em Pantano Grande. Já São Jerônimo, Eldorado do Sul, Guaíba, Viamão e Alvorada receberam a trupe no mês de outubro.

Até dezembro, serão realizadas 180 apresentações do Cheganças, que será montado em cerca de 30 cidades, totalizando uma platéia superior a 70 mil pessoas em escolas, praças e parques, nas cidades atendidas pela Companhia, nas regiões Sul-Sudeste do Estado. O espetáculo se desenvolve a partir da movimentação dos atores em três veículos que funcionam como cenário (caminhão, trailer e caminhonete Veraneio) para contar a história da relação de uma atípica família com a energia elétrica.

O Programa Luzes da Cidade faz parte do Programa de Eficiência Energética da CEEE – Ciclo 2004/2005, e é desenvolvido pelo Departamento de Eficientização e Pesquisa & Desenvolvimento, da Divisão de Assuntos Institucionais, que investirá, entre 2000 e fevereiro de 2007, R$ 28 milhões em 150 projetos, que, a exemplo do Luzes, são voltados à disseminação de informações e ao uso racional de energia. O Programa busca a conscientização da comunidade, sensibilizando principalmente os professores e seus alunos. "Queremos que as crianças tenham um aprendizado forte e profundo a fim de que divulguem esses ensinamentos em casa", diz o diretor-presidente da CEEE, Edison Zart.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde