Notícias CEEE

Em 20 minutos, CEEE reduz 60% da falta de energia causada pelo temporal

Vento ultrapassou os 120 km/h na Base Aérea de Canoas e afetou, principalmente, a Zona Norte da Capital

Por admin / Publicado: 18/12/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Em 20 minutos, os técnicos da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica conseguiram restabelecer o fornecimento para a maioria dos clientes de Porto Alegre que ficaram sem luz em função do temporal da tarde desta sexta-feira, 18. O vento ultrapassou os 120 km/h, na Base Aérea de Canoas, por volta de 14h35, deixando 110 mil clientes sem energia elétrica, especialmente na Zona Norte da Capital. Remanejos efetuados por técnicos da CEEE permitiram que às 15h este número já tivesse sido reduzido para menos de 50 mil. As equipes foram reforçadas para que a conclusão do trabalho ocorra com a maior agilidade possível e sem colocar em risco a segurança de técnicos e população.

 

Informar falta de luz:

Para garantir melhor acesso às informações sobre falta de luz, a Empresa tem a disposição o serviço de torpedo, com o qual o cliente pode mandar uma mensagem de texto do celular com a palavra LUZ e o número da instalação para o número 27307. Será feito o registro da reclamação de interrupção de energia naquele endereço e um protocolo de atendimento será enviado, também por torpedo, com o tempo médio de atendimento para a unidade consumidora informada. Além do torpedo, o contato com a Companhia pode ser feito através do número 0800 721 2333.

 

Tempo e critérios de atendimento:

Quando há temporais, o número elevado de ocorrências e as condições geográficas (distância, dificuldade de acesso por alagamentos, queda de árvores e de barreiras) podem provocar aumento do tempo para o restabelecimento da energia elétrica. A CEEE Distribuição prioriza o atendimento das situações que envolvem risco de vida, serviços essenciais (como saúde, água e segurança) e, após, conforme os procedimentos estabelecidos pela ANEEL, as demais ocorrências, de acordo com o número de unidades consumidoras atingidas. Seguindo este critério, são verificadas e reparadas falhas em subestações, alimentadores (redes de média tensão), redes de distribuição e, por último, casos individuais. É importante ressaltar que, em áreas alagadas, eventualmente podem ocorrer cortes por motivos de segurança.

 

Dicas de segurança:

A CEEE Distribuição alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em temporais:

  • Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos. Oriente seus filhos a fazerem o mesmo e avise imediatamente a CEEE Distribuição pelo telefone 0800 721 2333.
  • Em áreas alagadas, desligue a chave geral (disjuntor) do imóvel e, caso esteja na rua, afaste-se da rede elétrica. A água é condutora de energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação.
  • Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro; fique longe de galhos e árvores que possam entrar em contato com a rede elétrica. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.