Notícias CEEE

Eletricistas da CEEE participam de Rodeio em Tramandaí nesse final de semana

Provas ocorrem durante todo o sábado, 20 de junho, na avenida Fernandes Bastos, 4107.

Por admin / Publicado: 17/06/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Grupo CEEE realiza, durante todo o sábado (20 de junho) na avenida Fernandes Bastos, 4107, em Tramandaí, a terceira etapa regional do 2º Rodeio de Eletricistas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D). A abertura oficial, com desfile dos participantes e chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do evento, está marcada para ocorrer às 16 horas da sexta-feira (19) no mesmo local.  

Depois de Porto Alegre e Pelotas, agora, é a vez de seis equipes da empresa do Litoral Norte (identificadas como Serramar, Oscapal, Santo Antonio, Salitre, Maresia e Nordestão) participarem desta competição diferente e inédita na região e que tem como objetivo principal demonstrar e reforçar os cuidados e a importância da segurança na execução das tarefas feitas diariamente pelos técnicos da Companhia.

Neste rodeio que acontece em uma arena especial, ao invés de peões e cavalos, a atração são eletricistas, postes e os equipamentos (individuais e coletivos) utilizados por eles na realização do trabalho junto às redes de energia elétrica das cidades e zonas rurais. Toda a movimentação (abertura e provas) é aberta aos funcionários, familiares e à comunidade.

O diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele da Silva, que prestigiou as outras duas regionais e irá acompanhar o evento do litoral, considera que, além do foco principal na segurança, o rodeio reforça outros dois objetivos importantes. “Esta atividade serve para padronizar procedimentos, possibilitando uma atuação mais rápida e segura no restabelecimento da energia, e é fundamental, também, para a integração e motivação das equipes”, diz. Sele explica ainda que, nas provas, são implantadas técnicas de trabalho e novas ferramentas e equipamentos, que priorizam a segurança pessoal e a qualidade de vida dos eletricistas, contribuindo para a redução de acidentes do trabalho.

O Rodeio dos Eletricistas está alinhado à Política de Segurança do Grupo CEEE. Segundo Rogério Sele a empresa investiu, no último ano, R$ 14 milhões na aquisição de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs) e ferramental e aplicará mais R$ 1 milhão em programas de treinamento voltados para melhorar a preparação desse segmento de profissionais.

Na competição, os eletricistas precisam demonstrar habilidades na realização de seis tarefas cotidianas, que variam entre 5 e 15 minutos cada uma. As provas incluem Troca de Chave Fusível, Destreza no Uso de Bastões de Manobra e Destreza em Equipar-se de EPI, com os olhos vendados, entre outras. Cada grupo recebe o incentivo de um padrinho e todos são observados – e avaliados – por uma turma de juízes, formada por supervisores e técnicos de segurança. Os classificados - nesta etapa serão três equipes e 15 eletricistas - deverão cumprir a maioria das tarefas no menor tempo e, principalmente, seguirem, com rigor, as medidas de segurança e a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual. Na abertura, os participantes simulam a chegada de uma equipe ao local do serviço e, no encerramento, retiram a delimitação e sinalização da área de trabalho. Essas duas ações não somam pontos.

 

 Após esta última eliminatória em Tramandaí todas as equipes classificadas – 14 ao todo (seis da Regional Metropolitana, cinco da Regional Sul e três da Regional Norte) - voltam a se encontrar em outubro, na arena do Centro Administrativo da Empresa na capital, quando serão conhecidos os quinze eletricistas que iniciam um programa de treinamento especial para concorrer a vagas nas duas equipes que representarão a Companhia no Rodeio Nacional, durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica que acontece em São Paulo, em agosto do ano que vem.

O treinamento terá uma carga horária de 244 horas, distribuída em 11 módulos de 24 horas cada um. Junto com a preparação técnica, serão transmitidas noções sobre nutrição e saúde. Haverá uma disciplina específica de apoio psicológico para equipes de competição, apresentação de regras que devem ser executadas com agilidade e segurança, atividades práticas monitoradas e simulação de rodeio. Outro módulo dedica-se a avaliação física e clínica, no início e no final do treinamento, com acompanhamento psicológico e nutricional. O programa será desenvolvido de novembro de 2009 a julho de 2010. 

O rodeio de eletricistas, desenvolvido pela segunda vez na empresa, teve origem nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, foi implantado pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), em 2002, e agregado ao XVII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) que acontece de dois em dois anos e reúne as empresas de distribuição de energia de todo o país. Na CEEE, o primeiro evento dessa natureza ocorreu em 2006, em Porto Alegre, quando reuniu mais de 500 pessoas.

 

Confira as equipes e os participantes do Rodeio em Tramandaí:

Serramar – Roni José Bersagui, Gilson Giovani da Silva, Cesar Adriani Teixeira, Jaime Ferri, Luis Paulo de Mattos, padrinho: Alessandro Colombo Pires. Oscapal - Adair Moura, Cezar Augusto Cordeiro Konarzewski, Marcelo Ebling Vieira, Leandro Francisco Rosa de Souza, Rossano Aloy de Oliveira, padrinho: Janderli Lames Klimick. Santo Antonio - Alessandro da Silveira Moura, Luis Fernando Borba, Paulo Cezar Pedroso, Glédis Luis dos Santos Silva, Michael Edeval Marques de Cruz, padrinho: Jaime Peterle. Salitre - Flavio Mayer dos Santos, Mauro Celso Antunes Rodrigues, Daniel Rodrigues de Oliveira, Pedro Jocenir Farias de Trindade, Igor Chiesa Batista, padrinho: João Batista Pereira Martins Júnior. Maresia - Vanderlei Negreiros Grabowski, Antonio Marcos Floriano Machado, Diego Mendes Machado, Roberto Belmont, Cristiano da Silva Souza, padrinho: Fabio Santos de Almeida. Nordestão - Evando Luis dos Santos, João Kuntz, Hercules Anflor, Valério Bendel Vidor, Fabio Silveira Anflor, padrinho: Renato Luis Niches.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde