Notícias CEEE

Eletricistas da CEEE iniciam provas para o 3º Rodeio

Treinamento em arena especial mobiliza eletricistas do Litoral gaúcho

Por admin / Publicado: 15/06/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

 

Está previsto para a próxima sexta-feira, 17, o início do 3º Rodeio de Eletricistas  da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), com a realização da etapa regional Litoral Norte em Tramandaí. A prova segue no sábado, durante todo o dia, na arena especialmente montada para o evento, na Av. Fernandes Bastos, 4107.

Este rodeio diferenciado, trazido para o Brasil pela CEMIG, empresa de distribuição mineira, chegou à CEEE em 2006. A proposta é  levar para a arena eletricistas com seus equipamentos de segurança, ao invés de peões, cavalos e touros. Em Tramandaí, 35 técnicos competem, com a missão de escalar, simultaneamente, sete postes, utilizando todos os equipamentos de proteção individual e coletiva, materiais empregados nos trabalhos desenvolvidos junto às redes de energia elétrica.

O palco da arena é formado por dez estruturas de madeira, com 11 metros de altura cada uma. Além dos competidores, cada turma tem um padrinho e todos são observados – e avaliados – por 14 juízes na execução das seis tarefas, que variam entre 5 e 15 minutos cada uma.

O treinamento é composto  por atividades que exigem dos eletricistas habilidade, segurança e agilidade na execução dos trabalhos realizados no dia-a-dia. Na sexta, as sete equipes inscritas têm uma reunião de trabalho com os juízes e acontece também o reconhecimento da arena e o sorteio dos postes. No sábado, 18, a partir das 8h30mim, serão realizadas as seis tarefas, sendo que três delas ocorrem com a rede desligada, outra com a rede ligada e mais  duas de demonstração são feitas pelas equipes. Suas pontuações são utilizadas como critério de desempate.

O regulamento prevê, ainda, duas tarefas – uma preliminar e outra de conclusão –, sendo que as atividades desenvolvidas demonstram a preparação para o início e o final dos serviços. Nas provas, os eletricistas deverão colocar seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com os olhos vendados em curto espaço de tempo, observando rigorosamente as normas de segurança.

Segundo o diretor de Distribuição da Companhia, Rubem Cima, o Rodeio foi criado com foco principal na segurança. Mas, além disso, tem outros dois objetivos importantes: a padronização e melhoria de procedimentos para uma atuação mais rápida e segura no restabelecimento da energia e a integração e motivação dos trabalhadores. As três equipes que se classificarem vão fazer parte da etapa final, que será realizada em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de outubro.  As outras duas etapas classificatórias à final serão realizadas em Pelotas e na Capital, em setembro. O Rodeio integra as ações da Política de Segurança do Grupo CEEE .

 

Equipes

As sete equipes inscritas são formadas por eletricistas de Osório, Tramandaí, Capão da Canoa, Balneário Pinhal, Torres, Arroio do Sal, Mostardas, Palmares e Santo Antônio da Patrulha e contam ainda  com padrinhos e juízes de outras localidades do Estado.  Os Mateadores é formada por Mauricio Belomi Fernandes, Almiro dos Santos Junior, Mauro Cesar da Rosa Knebel, Rodrigo da Silva Camargo.  Os Maragatos  é composta por Luis Henrique do Nascimento, Paulo Cesar Pedroso, Evando Luis dos Santos, Elias Vidal Soares, Eduardo Estigarribia Benhard. A equipe Bons Ventos é composta por Regis Dias da Silveira Osório, Jefferson Lautert de Mattos, Alberto Becker Carlos, Marcos da Silveira Coelho e Vanderlei Negreiros Graboski. O grupo formado para competir com a equipe Os Macegas é dos eletricistas Janderli Lanes Klimick, Eber Levi Melo, Eder da Rosa Dias, Davenir da Silva Francisco, Jaime Ferri. Pioneira conta com os colegas Jaime Peterle, Antônio Marcos F.Machado, Everson Romitti , Hercules Silva De Anflor, Tiago Bassualdo. A Torresal é formada por Cesar Augusto Cordeiro Konarzewski, Pedro Jocenir F. da Trindade, Igor Chiesa Batista, Ricardo Cézar de Oliveira, Cristiano da S. Souza. E o último time é formado pelo grupo Amigos do Rio Grande que é integrado por Gilson Giovani da Silva, Donizete S. da Silva, Fábio S. Anflor, Romualdo Melo Silva, Gledis Luis dos Santos Silva.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde