Notícias CEEE

Domingo tem teatro da CEEE no Parcão em Porto Alegre

Cheganças intergra-se ao encerramento da III Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica.

Por admin / Publicado: 07/11/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O espetáculo "A Família Gaúcha em: A Grande Lição"

e a trupe de atores, que encarnam a "Família Gaúcha", formada pelo pai Natalício, a mãe Terezinha de Jesus e os filhos Valdete e Valdeci será encenado gratuitamente no domingo, dia 9 de novembro, às 11h e às 18h, no Parque Moinhos de Vento espaço de Recreação Infantil , em Porto Alegre (em caso de chuva, a montagem será cancelada), que completa 36 anos nesta data.

A peça itinerante é uma das ações da quarta edição do Programa Luzes da Cidade da CEEE Distribuição/Cheganças 2008

atividade educativa e cultural que estimula o uso racional de energia elétrica, eficiência energética, segurança e educação ambiental. A primeira das 150 apresentações do espetáculo, que aborda de uma forma divertida a importância do uso racional de energia elétrica, ocorreu dia 18 de setembro, na Capital.

As apresentações do espetáculo teatral andante tem um estilo bem rio-grandense e acontecem até janeiro de 2009, em 50 municípios gaúchos da área de atuação da CEEE Distribuição. A previsão é envolver, no mínimo, 70 mil pessoas e mil escolas. A peça "A Família Gaúcha: A Grande Lição" tem duração de 50 minutos e ocorre sobre um caminhão, um trailer e uma veraneio em escolas, praças e parques, durante eventos simbólicos da cultura gaúcha, como mateadas, feiras do livro, rodeios e festas municipais.

Nesta quarta edição, em 50 dias, o Cheganças 2008 já percorreu 37 municípios

o que totaliza mais de 6 mil quilômetros rodados pela trupe. Até agora foram realizados 84 espetáculos e o público de 65 mil pessoas com média de 770 espectadores por apresentação (só de professores, nas escolas onde o espetáculo "passou", o público foi de 3,4 mil).

Saiba mais sobre o espetáculo "A Família Gaúcha em: A Grande Lição"

O texto, escrito por Pedro Gonzaga e dirigido por Ângela Gonzaga, tem o desafio de encantar o espectador com temas que, a priori, parecem "difíceis": o uso racional de energia elétrica, eficiência energética, segurança e educação ambiental. "A Família Gaúcha em: A Grande Lição" é realizada por meio de atores que encarnam a "Família Gaúcha", formada pelo pai Natalício (um gaúcho clássico, bagual e bigodudo barbaridade); a mãe Terezinha de Jesus (uma prenda que não perde uma novela); e os filhos Valdete (uma guria gastadeira, que vive a fazer chapinha e decorar passos de funk) e Valdeci (que não larga a guitarra).

A platéia é encantada logo de cara, seja pela experiência dos atores com teatro de rua (leia abaixo), pelos figurinos, adereços e cenografia, pelos bonecos (ovelhas em tamanho natural, carinhosamente chamadas de "as gurias" e um cachorro metaleiro, o "Ozzy"), que dividem o palco com os atores, pelo colorido da maquiagem ou pelas músicas, que relembram desde os clássicos do cancioneiro gaúcho ao rap.

Os atores são profissionais com larga experiência nas artes cênicas. São eles: Arlete Cunha (a mãe Terezinha de Jesus, no espetáculo), Fernando Kike Barbosa (o guri Valdeci), Serginho Etchichury (o gaúcho Natalício), Karen Radde (que encarna a espevitada Valdete) e Liane Venturella, uma atriz literalmente "curinga" no Cheganças 2008. Ela, na ausência de um dos atores, vivencia todos os personagens

Semana da segurança tem atividades no Parcão

Durante o dia 9, no Parcão, equipes da CEEE Distribuição também farão um trabalho educativo e de esclarecimento à comunidade sobre cuidados com energia elétrica, com a realização de blitze, feira de materiais de segurança e oficinas de ecoarte, entre outras ações. As atividades compõe a III Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, uma campanha coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que ocorre em todo o país, entre os dias 3 e 9 de novembro, para alertar a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. O tema da campanha neste ano é "A gente avisa, mas você precisa fazer a sua parte".

Serviço

Apresentação gratuita do espetáculo "A Família Gaúcha em: A Grande Lição"

Quando: domingo, 9 de novembro, no dia do aniversário do Parcão

Horário: 11h e às 18h

Onde: Parcão, em Porto Alegre (espaço de Recreação Infantil) *EM CASO DE CHUVA O ESPETÁCULO SERÁ CANCELADO.

Mais informações:

www.chegancas.com.br.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde