Notícias CEEE

Domingo (3), tem Cheganças na Redenção

O espetáculo itinerante retorna à Capital e se apresenta aos porto-alegrenses

Por admin / Publicado: 30/11/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Neste domingo (3), o público que circula pelo Parque da Redenção, em Porto Alegre, terá a oportunidade de ver novamente o espetáculo itinerante Cheganças, da terceira edição do Programa Luzes da Cidade, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).  As apresentações, comemorativas às 500 apresentações de espetáculos do Luzes da Cidade – que, em cinco anos, superou os 220 mil espectadores no RS – ocorrerá às 10h, 12h e 15h e 18h, em frente ao Monumento ao Expedicionário. Em caso de chuva, os espetáculos serão cancelados.

A montagem, que estimula o uso racional de energia elétrica entre a população e o cuidado com o meio ambiente, é gratuita. O espetáculo Cheganças é realizado sobre três palcos: um caminhão, um trailer e uma caminhonete Veraneio e conta as "gastanças" e andanças da família Hertz Volts, formada pelos carismáticos personagens Explosiva Extravagante (vivenciada pela atriz Karen Radde); Eluze e a sogra Dona Eólica (interpretadas pela atriz Lu Kunst) – que usa o rabo quente para aquecer a caixa d’água –; o marido traído Conforto (vivido pelo ator Henrique Günter); o filho preocupado com os gastos energéticos da família, Cosme, e o vizinho dedicado e criador de gado Espártacus (personificados pelo ator Álvaro RosaCosta). A direção do espetáculo é de Ângela Gonzaga.

O Cheganças já superou as metas inicialmente propostas junto ao Departamento de Eficientização e Pesquisa & Desenvolvimento, da CEEE, ao qual o Programa Luzes da Cidade é vinculado. Entre agosto e dezembro, estava previsto atingir um público de 70 mil pessoas, nos municípios da área de atendimento da CEEE, mas essa marca já foi alcançada em novembro, quando faltava ainda um mês e meio para o final do período de apresentações.

Moradores de quase 30 municípios da área de abrangência da Companhia conheceram o Cheganças por meio de mais de 130 montagens do espetáculo em escolas, praças e parques – alunos de 600 colégios públicos e particulares converteram-se em espectadores. No total, mais de 80 mil pessoas assistiram à montagem, misto de teatro, musical e show de auditório. "Além de passarmos a mensagem sobre o cuidado com a energia e a natureza, também estamos proporcionando o encontro entre alunos de escolas diferentes, tornando possível o acesso à informação, arte e cultura", comenta o produtor executivo do Cheganças, Antônio Flávio Nunes.

As apresentações desta terceira edição estão programadas até o dia 23 de dezembro na Capital. 

O Programa Luzes da Cidade

O Programa Luzes da Cidade faz parte do Programa de Eficiência Energética da CEEE - Ciclo 2004/2005, e é desenvolvido pelo Departamento de
Eficientização e P&D;, da Divisão de Assuntos Institucionais, que
investirá, entre 2000 e fevereiro de 2007, R$ 28 milhões em 150 projetos,
que, a exemplo do Luzes, são voltados à disseminação de informações e ao
uso racional de energia. O Programa busca a conscientização da comunidade,
sensibilizando principalmente os professores e seus alunos.  "Nossa obrigação é ensinar a usar bem a energia, e o espetáculo faz isso muito bem", acredita a chefe do Departamento de Eficientização e P&D;, Ingrid Utz Melere.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde