Notícias CEEE

Programa de Voluntariado do Grupo CEEE promove campanha do agasalho interna

Ilumine Vidas irá destinar roupas de frio e outros itens a instituições de Porto Alegre e do interior do Estado

Por admin / Publicado: 17/06/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Seguindo o espírito de solidariedade inerente ao trabalho voluntário, o Ilumine Vidas, programa de voluntariado corporativo do Grupo CEEE, realiza, até 30 de junho, a Campanha do Agasalho interna, com o lema “Solidariedade Não Tem tamanho”. A finalidade do Ilumine Vidas, lançado em 2009, é a de envolver o maior número possível de voluntários em ações que promovam o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade social. O programa de voluntariado da Companhia está despertando um crescente interesse entre os funcionários e os cadastrados podem participar de ações arrecadatórias ou socioeducativas, como coleta de alimentos, livros e brinquedos, destinados às comunidades carentes selecionadas ou localizadas no entorno da empresa.

 

Os funcionários participam da campanha com a doação de agasalhos, calçados, lençóis de solteiro e toalhas. Em Porto Alegre, os itens são depositados em postos de coleta na sede da CEEE, no Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Treinamento (Cetaf) e no Departamento de Recuperação de Créditos, localizado na Avenida Princesa Isabel, 100, no bairro Azenha. No interior do Estado, os donativos serão entregues a instituições selecionadas nas regiões onde há atuação dos voluntários do Ilumine Vidas. A campanha inclui os municípios de Santa Maria, Camaquã, Osório, Nova Santa Rita, Bagé e Pelotas e os sistemas Jacuí e Salto.

 

Na Capital, as doações serão destinadas à Associação Comunitária Cristã de Auxílio aos Carentes do RS, que acolhe 60 dependentes químicos, e ao Instituto Espírita Dias da Cruz, que mantém uma creche com capacidade para 160 crianças e albergues masculino e feminino, que comportam, respectivamente, 168 homens e 32 mulheres com filhos por noite. Os voluntários de Bagé descobriram um modo original de coleta dos agasalhos. Entre os dias 22 e 25 de junho, a sede da CEEE em Bagé promoverá a troca de roupas de inverno por mudas de árvores nativas cultivadas no viveiro da Granja Carola, em Charqueadas. A ação irá ocorrer na portaria da gerência, no centro da cidade.

 

Saiba mais sobre as ações de resgate da cidadania promovidas pelo Ilumine Vidas

 

Por sugestão de colaboradores do Grupo CEEE que já auxiliavam entidades filantrópicas e encontravam dificuldades para a dedicação rotineira a estas atividades, surgiu o programa de voluntariado institucional na empresa. Atualmente, o voluntariado corporativo é considerado primordial a qualquer organização que queira ser socialmente responsável. Para aderir ao Ilumine Vidas, os funcionários efetuam cadastro no banco de voluntários do Grupo CEEE. Os colaboradores interessados em disponibilizar seu tempo, força de trabalho e aptidões ao voluntariado são incentivados a participar do programa, aproveitando até quatro horas mensais do expediente, sem qualquer prejuízo na remuneração.

 

As campanhas de coleta, executadas em datas comemorativas – como o Dia Internacional do Livro para Crianças, celebrado em 2 de abril, e o Dia Internacional do Voluntário, que ocorre em 5 de dezembro – e a Unidade do Projeto Pescar do Grupo CEEE – ação socioeducativa que consiste no auxílio ao desenvolvimento pessoal de jovens com idades entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social estão entre as iniciativas que, pela credibilidade do trabalho realizado, servem de motivação para o cadastro de novos voluntários.

 

Texto: Carla Damasceno Ferreira. ACS/Grupo CEEE