Notícias CEEE

Futebol arte será tema de mostra fotográfica no CCCEV

Exposição com 50 fotografias de autoria de Gilberto Perin irá documentar as emoções proporcionadas pelo futebol

Por admin / Publicado: 11/06/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar
Em tempos de Copa do Mundo, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) vai sediar a exposição “Brasil Camisa Brasileira - nos bastidores de um futebol que ninguém vê”. A mostra reúne 50 retratos do fotógrafo e diretor de TV, Gilberto Perin, que documentou os dramas, as paixões e emoções dos jogadores desde o vestiário até o final das partidas. A exposição começa no próximo dia 16, às 19h, e poderá ser conferida até 24 de julho.

 

De acordo com o fotógrafo, a inspiração foi a cobertura jornalística de décadas atrás. “No intervalo e ao final do jogo, os repórteres transmitiam o som diretamente dos vestiários, registrando também a emoção expressiva dos jogadores. Nos jornais, as fotos revelavam a tensão e a felicidade dos vitoriosos ou derrotados em seu local mais íntimo, o vestiário do futebol”, relembra Perin.

 

As fotos integram o novo livro de arte de Perin, que será lançado ainda este ano. São 80 fotografias, fruto de um trabalho desenvolvido no decorrer de três meses de acompanhamento do Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas. À época, o time estava disputando a Segunda Divisão do futebol gaúcho, em 2010. A curadoria do livro e da mostra no CCCEV é do artista plástico Alfredo Aquino. O texto da publicação está a cargo do escritor Aldyr Garcia Schlee.

 

Alfredo Aquino considera incomum o ensaio fotográfico que os visitantes irão conferir no CCCEV, pois ao invés de enfocar o futebol mediático, o espetáculo televisivo, a mostra irá enaltecer o futebol popular. “As fotos enfatizam as carências do futebol da segunda divisão, as limitações, os dramas humanos dos machucados, dos expulsos, os desconhecidos vestiários, modestos e exíguos, as superstições e a religiosidade destes esportistas que transitam no semi-anonimato, longe dos holofotes do espetáculo”, explica Aquino.

 

O horário de visitação da exposição é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. A entrada é franca. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo fica na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.

 

O que: exposição Brasil Camisa Brasileira - nos bastidores de um futebol que ninguém vê.

Quando: De 16 de junho a 24 de julho.

Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.

Quanto: entrada franca.

 

Fonte: Texto: Assessoria de Comunicação do Grupo CEEE. Foto: reprodução de foto de Gilberto Perin.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde