Notícias CEEE

Exposição "Caminho das Águas" é oficialmente inaugurada no CCCEV

Mostra promove a reflexão sobre a preservação ambiental e aborda a disponibilidade deste recurso, seus usos e preservação

Por admin / Publicado: 11/06/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Abordar o panorama da água na natureza, com base em três pilares: a disponibilidade deste recurso, seus usos e preservação. Este é o mote da mostra “Caminho das Águas”, que fica no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) até 23 de junho e teve sua abertura oficial no último dia 11. Realizada pelo Programa de Educação Compartilhada (PEAC), coordenado pelas Secretarias de Estado da Educação (SE) e do Meio Ambiente (SEMA), através de instituições executoras, co-executoras e apoiadoras, a exposição foi materializada com base no DVD Caminho das Águas e tem o propósito de oportunizar a interação do público com os assuntos elencados, além de promover a reflexão sobre a preservação ambiental.

 

Um vídeo com imagens do coral esloveno Perpetuum Jazzili, simulando o barulho da chuva com sons das mãos, é parte da atmosfera da mostra, que apresenta textos sobre curiosidades, a exemplo da Dança da Chuva, o consumo inadequado da água no planeta e seus diversos usos nas regiões hidrográficas do Rio Uruguai, do Guaíba e das bacias litorâneas. A concepção da mostra é obra da Superintendente de Sustentabilidade Coorporativa da Caixa RS, Vera Callegaro, e a cenografia e programação visual está a cargo dos arquitetos Marcelo Rocha e Silvana Bellini, da Modo Arquitetura e Design. O Grupo CEEE está entre as instituições co-executoras do PEAC.

 

O PEAC promove a formação de agentes prevencionistas e orienta a execução de projetos socioambientais, estimulando a cultura da prevenção e o implemento de ações que conduzam às mudanças comportamentais, ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida das populações. As ações do PEAC integram o Programa Nossas Cidades do Programa Estruturante do Governo do Estado.

 

A coordenadora de Sustentabilidade, Iara Tonidandel, ressaltou a beleza da exposição, que, com certeza, irá gerar um impacto positivo no público que a prestigiar. “A parceria com o PEAC é uma honra para a CEEE”, frisou. De acordo com a coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da SEMA, Lilian Zenker,  o espaço cultural do Grupo CEEE concretizou o sonho do PEAC ao viabilizar a exposição. “A intenção é que ‘Caminho das Águas’ seja itinerante. Posteriormente, a mostra será ampliada para a Expointer”, antecipa Lilian.

 

A titular da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Medeiros Gonzalez, representou a governadora Yeda Crusius e elogiou o trabalho desenvolvido pela SEMA. “Como bióloga, sei o quanto a preservação da água é fundamental”, salientou Maria Helena, que ainda sugeriu que a exposição seja levada a todo o Estado, incluindo os shopping centers, que concentram um grande número de visitantes. A SEMA é parceira da Coordenadoria Estadual da Mulher na ação Mulher Rural Prevencionista, do Programa Estruturante do Governo do Estado chamado Programa Nossas Cidades – Cidade Amiga da Mulher.

 

O horário de visitação da exposição é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. A exposição está sediada na Sala O Retrato, no 4º andar do CCCEV. O Centro Cultural da CEEE está localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico. A entrada é franca.



Fonte: Texto: Assessoria de Comunicação Social do Grupo CEEE. Foto: Beto Rodrigues. ACS/Grupo CEEE

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde