Notícias CEEE

Consumo de energia cresce 7,79% na área da CEEE-D em janeiro

Maior índice foi verificado no segmento residencial, com alta de 14,58%

Por admin / Publicado: 19/02/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Em janeiro deste ano, o consumo de energia elétrica na área da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) registrou crescimento de 7,79% em relação ao mesmo período de 2012. O maior índice, entre todas as classes do mercado, nesse mesmo mês, foi verificado no segmento residencial, com alta de 14,58%. Conforme o mesmo relatório, editado pela Divisão de Gestão Comercial da empresa, e igual base de comparação, o consumo, nas fatias comercial e industrial, cresceu 9,26% e 1,53%, respectivamente. O resultado apontado no mercado da CEEE-D segue ao que vem ocorrendo em nível nacional, segundo análise do último boletim de mercado divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que aponta como destaques na elevação do consumo no país, em 2012, os segmentos comercial e residencial. 

Ainda segundo o documento, a Companhia fechou o mês de janeiro de 2013 com 1,54 milhão de clientes, 2,21% maior do que o ano anterior e o consumo de energia total verificado no mês chegou a 799,8 mil kWh (quilowatts hora), um crescimento de 8,44% na comparação com dezembro último. Segundo o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, a inclusão social dos últimos anos com o incremento na aquisição de equipamentos elétricos, com destaque aos aparelhos de refrigeração, aliado as altas temperaturas registradas no Estado criam esse cenário. Ele lembra que, a partir da segunda quinzena de janeiro, as demandas de energia no Rio Grande do Sul estão mais elevadas, sendo que a máxima registrada até agora pelo Centro de Operação do Sistema da Companhia, no valor de 6.280 Megawatts, ocorreu no meio da tarde do dia 1º de fevereiro. 

Em dezembro de 2012, a elevação registrada havia sido de 5,68% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o maior índice no mercado da CEEE-D, em função da utilização dos levantes hidráulicos para irrigação do arroz, foi de 17,68% na classe rural. Nessa análise, o segmento comercial havia apontado elevação de 11,03% e o residencial de 6,66%. O último mês do ano passado, naa comparação com o mês anterior da análise, ou seja novembro de 2012, e considerando todos os segmentos de clientes, já houve elevação, de 8,55%.

 A CEEE-D é responsável pelo fornecimento direto de energia elétrica a 72 municípios gaúchos, incluindo a capital e regiões da Campanha, Centro Sul, Sul e litoral (Norte e Sul).